Rafael Nadal se recuperou de um set perdido para derrotar Fabio Fognini por 4-6, 6-1 e 6-2 nas quartas de final do Masters 1000 de Roma, na sexta-feira, marcando um confronto contra o adversário de longa data Novak Djokovic por um lugar na final de domingo.
Djokovic traçou um caminho semelhante ao do rei do saibro, já que o sérvio perdeu o primeiro set contra o japonês Kei Nishikori antes de se recuperar para vencer por 2-6, 6-1 e 6-3.
Nadal começou forte e conseguiu uma vantagem de 4-1, mas Fognini não se rendeu diante de sua torcida e virou o set. A alegria do italiano durou pouco, pois Nadal melhorou seu jogo e colocou seu oponente sob pressão implacável. Fognini foi então prejudicado por uma lesão no joelho esquerdo, enquanto Nadal continuou a disparar golpes para levar a partida em duas horas e 14 minutos.
“Sinto que é uma vitória importante para mim. Há muitas coisas positivas fora do jogo hoje”, disse o espanhol. O atual campeão Alexander Zverev avançou à semifinal ao vencer o belga David Goffin por 6-4, 3-6 e 6-3. O alemão enfrentará o croata Marin Cilic.