Mundial de Surfe: Gabriel Medina e Mineirinho sofrem na semi e são eliminados no Rio
Com a derrota dos únicos brasileiros na fase brasileira, o Brasil dá adeus ao título da quarta etapa do circuito
A etapa do Rio de Janeiro, a quarta do Circuito Mundial de Surfe, acabou – pelo menos para os surfistas brasileiros. Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, únicos atletas nacionais até então vivos na competição, foram eliminados na manhã desta quinta-feira em suas chaves nas semifinais da fase brasileira, disputada na praia do Postinho, na Barra da Tijuca. A decisão será entre o havaiano John John Florence e o australiano Jack Freestone.
Gabriel Medina bem que tentou e até conseguiu uma nota próxima ao dez, mas Jack Freestone teve melhores combinações e escolhas certeiras para derrubar o brasileiro, campeão mundial em 2014. Logo no começo da bateria, Medina acertou um lindo aéreo, seguido de um 360º: nota 9,07. Parecia que a chegada à final seria fácil, no entanto, Freestone pegou uma boa sequência e somou duas notas boas, (7,83 e 8,67), somando no total 16,50. O surfista de São Sebastião tentou aumentar sua outra nota, mas acabou fechando a bateria com 14,67.
Adriano de Souza não se encontrou em sua bateria e não apresentou o mesmo desempenho das fases anteriores. Apesar disso, o mérito vai para o seu adversário, o talentoso surfista do Havaí, John John Florence, que, entre tubos e rasgadas nas ondas do Postinho, conseguiu duas notas altas ( 9,80 e 8,93), somando incríveis 18,73, contra 12,66 do atleta paulista de Guarujá.
Baterias das semis:
1. John John Florence (HAV) 18,73 x Adriano de Souza (BRA) 12,66
2. Jack Freestone (AUS) 16,50 x Gabriel Medina (BRA) 14,47
Bateria da final:
1. John John Florence (HAV) x Jack Freestone (AUS)
(Da redação)