Placar - O futebol sem barreiras para você

Mundial 2025: classificados, vagas em aberto e quem ainda tem chance

Novo super torneio de clubes da FIFA tem 21 equipes já classificadas e 11 vagas ainda em disputa; brasileiros só se classificam com o título da Libertadores

Por Da redação |
Novo campeão do Mundial de Clubes será conhecido em dezembro - Fifa/Divulgação

Novo campeão do Mundial de Clubes será conhecido em dezembro - Fifa/Divulgação

O Mundial de Clubes de 2025 será a primeira edição do remodelado torneio da Fifa, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 equipes já estão confirmadas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros -. Outras 11 vagas seguem em aberto e serão preenchidas ao final desta temporada. São mais de 30 equipes ao redor do mundo ainda com chances de classificação. Os times brasileiros Atlético-MG, Botafogo, Grêmio e São Paulo são os únicos que ainda podem participar do novo torneio. Para isso, a único forma é ganhando a Copa Libertadores.

CLASSIFICADOS E QUEM AINDA PODE SE CLASSIFICAR:

CONMEBOL (América do Sul)

As equipes brasileiras não podem mais se classificar via ranking, apenas se forem campeãs. São elas: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Grêmio. Caso o campeão já tenha assegurado a vaga em outras edições (caso de Palmeiras, Flamengo e Fluminense), abre-se uma nova vaga via ranking.

Atualmente, Boca Juniors, River Plate e Olimpia estão se classificando via ranking. No entanto, Boca e Olimpia não jogam a atual edição da Libertadores e podem ser ultrapassados. Os mais próximos na pontuação são: Nacional (Uruguai), Independiente del Valle (Equador) e Barcelona de Guayaquil (Equador), seguidos por Cerro Porteño (Paraguai), Estudiantes (Argentina) e Libertad (Paraguai).

UEFA (Europa)

A lógica aplicada na Europa é a mesma da América do Sul. Se uma equipe já classificada vier a ser campeã, então abre uma nova vaga no ranking com limitações por país. O melhor colocado fora de Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha é o austríaco RB Salzburg, que só perde a vaga se o Arsenal for campeão.

Atualmente, Atlético de Madrid e Barcelona disputam a última vaga via ranking, com vantagem para os colchoneros, com maior pontuação. As duas equipes estão nas quartas de final da Champions.

CONCACAF (América Central e do Norte)

A ConcaChampions está nas quartas de final, com oito equipes disputando o título e sete disputando a classificação para o Mundial. São elas: América, Tigres e Pachuca (México), Columbus Crew, New England Revolution e Inter Miami (Estados Unidos) e Herediano (Costa Rica). O campeão leva a vaga.

Caso o campeão seja o Monterrey, já classificado ao Mundial e que também segue na competição continental, então abrirá uma nova vaga via ranking que poderá ser do Philadelphia Union (Estados Unidos). América e Tigres também podem alcançar a equipe estadunidense na pontuação.

CAF (África)

A vaga via ranking foi aberta porque o Al Ahly ganhou duas edições da Champions da África. A equipe do Egito, inclusive, segue viva na atual edição do torneio e, se for campeã outra vez, poderá abrir uma outra vaga.

Estão disputando o título e vaga: Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance (Tunísia), Atlético Petróleos (Angola), Simba (Tanzânia), Mazembe (Congo DR) e ASEC Mimosas (Costa do Marfim). As duas primeiras equipes são as melhores colocadas via ranking, atualmente.

AFC (Ásia)

Na semifinal da Champions, três equipes ainda podem ser campeãs e ficar com a vaga: Ulsan Hyundai (Coréia do Sul), Yokohama Marinos (Japão) e Al Ain (Emirados Árabes). A quarta equipe que disputa o título é o Al Hilal, já classificado. Caso o time saudita seja campeão, abriria uma nova vaga via ranking, que atualmente ficaria com Jeonbuk Motors (Coréia do Sul).

OFC (Oceania)

Sair da versão mobile