Argentino é o jogador mais valioso do planeta; Neymar fica em quinto
O argentino Lionel Messi continua sendo o jogador mais valioso do mundo, segundo estudo de mercado do CIES Football Observatory publicado nesta quarta-feira. Apesar da temporada ruim pelo Barcelona e de ter perdido a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2013 para Cristiano Ronaldo, Messi reina absoluto no relatório anual, realizado na Suíça em parceria entre o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), a universidade francesa de Franche-Comté e a Fifa. A organização atribuiu a Messi um valor de mercado de 216 milhões de euros (cerca de 670 milhões de reais), quase o dobro de Cristiano Ronaldo.
Leia também:
Os dez matadores que devem disputar a artilharia da Copa
Com Messi, Argentina faz penúltimo amistoso pré-Copa
Barça cometeu crime na compra de Neymar, conclui juiz
O português, que recentemente se tornou campeão europeu com o Real Madrid, foi avaliado em 114 milhões de euros (352 milhões de reais), na segunda colocação. O CIES explica que a nota de Messi é maior principalmente pelo fato de o argentino ser mais jovem. Messi completará 27 anos este mês, enquanto Ronaldo já tem 29 anos. Apesar da larga vantagem do jogador do Barcelona, o valor de Messi caiu 19 milhões de euros em relação ao ano passado. Cristiano Ronaldo, por sua vez, viu seu valor subir em 4 milhões de euros, graças à sua espetacular temporada – além de vencer a Liga dos Campeões, o português quebrou o recorde de gols marcados em uma única edição do torneio e também conquistou a Copa do Rei pelo Real Madrid.
O brasileiro Neymar é o quinto da lista. O atacante do Barcelona vale 67,5 milhões de euros (208 milhões de reais). À frente de Neymar estão o uruguaio Luis Suárez e o belga Eden Hazard. O brasileiro melhor colocado da lista depois de Neymar foi o meia Oscar, do Chelsea, na 12ª colocação. O estudo também mostra que o Real Madrid fez o pior negócio (em termos de mercado) por apenas um jogador, quando gastou 100 milhões de euros ao contratar o galês Gareth Bale. De acordo com o CIES, o valor de mercado de Bale é 37 milhões de euros menor do que o valor pago pelo clube espanhol para tirá-lo do Tottenham, da Inglaterra.
Nesta temporada, o Real Madrid formou o time mais caro da história, segundo a organização. O clube espanhol gastou em média 32,3 milhões de euros por jogador para construir a equipe que conquistou o décimo título europeu. O vice-campeão da Liga dos Campeões, Atlético de Madrid tinha um time com média de 4,3 milhões de euros por jogador.
(Com agência AFP)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app