Publicidade
Publicidade

Melhor do mundo em 1995, Weah é eleito presidente da Libéria

Ex-atacante do Milan e do PSG superou Joseph Boakai na disputa

O ex-atacante liberiano George Weah, melhor jogador do mundo pela Fifa em 1995, foi eleito presidente da Libéria nesta quinta-feira. Candidato da oposição, o ídolo do Milan superou o adversário Joseph Boakai, atual vice-presidente. Com 98,1% das urnas apuradas, Weah obteve 61,5% dos votos. 

Publicidade

Weah, de 51 anos, será o 25ª presidente do país, um dos mais pobres do planeta, e sucederá Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em toda a África.

“É com emoção profunda que eu quero agradecer a vocês, povo liberiano, por me honrarem com seus votos”, afirmou em suas redes sociais, ainda na quarta-feira, o ex-atleta com passagens por Monaco, PSG, Milan, Chelsea, Manchester City, entre outros.

Publicidade

Georhe Weah já havia concorrido à presidência em 2005, dois anos apos sua aposentadoria, e à vice-presidência em 2011, mas em ambas as oportunidades sua chapa foi derrotada pela de Ellen Johnson Sirleaf, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2011. Em 2014, ele foi eleito senador.

O ex-atacante fez muito sucesso no futebol europeu, principalmente por PSG e Milan. Jogando pela equipe italiana, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa e recebeu a Bola de Ouro da revista France Football, em 1995.

George Weah
Thierry Gouegnon/Reuters
Continua após a publicidade

Publicidade