Publicidade
Publicidade

Mbappé, aos 19 anos, é eleito a revelação da Copa da Rússia

Atacante foi um dos destaques do Mundial com arrancadas, dribles e quatro gols em sete partidas; ele repete feito do colega Pogba na edição de 2014

O atacante Kylian Mbappé foi eleito a revelação da Copa do Mundo de 2018 neste domingo, e, de quebra, foi campeão mundial com a seleção francesa. O jovem de 19 anos de idade já era destaque no futebol europeu, mas encantou o mundo com sua velocidade e habilidade durante a competição na Rússia, qualidades somadas a um ótimo comportamento e espírito de liderança em uma das mais tradicionais seleções do mundo.

Publicidade

Mbappé surpreendeu pela primeira vez na temporada 2016/17, aos 17 anos, vencendo o título do Campeonato Francês com o Monaco, desbancando o favorito e estrelado Paris Saint-Germain. No mesmo ano, o atacante liderou a equipe na Liga dos Campeões da Europa, quando chegou às semifinais, caindo diante da vice-campeã, Juventus.

Contratado pelo PSG em agosto de 2017 para ser um companheiro coadjuvante de Neymar, Mbappé foi conquistando seu espaço, sem ser ofuscado pelo talento e tamanho do brasileiro no futebol mundial. O atacante francês foi tão importante quanto o brasileiro para a equipe campeã da Liga e da Copa francesa.

Publicidade

Com excelente atuação na Copa da Rússia, foi ainda mais inevitável compará-lo ao ídolo francês Thierry Henry, um dos melhores atacantes da história do futebol, campeão mundial com a França em 1998 aos 21 anos de idade. No entanto, o talento de Mbappé, campeão, quatro gols na Rússia, melhor jogador jovem do torneio e segundo mais jovem a marcar em uma decisão do torneio – atrás apenas de Pelé, que, aos 17 anos, fez dois gols contra a Suécia na final de 1958.

Na Copa de 2014, no Brasil, outro francês campeão em 2018 havia sido apontado como a revelação do torneio: o meia Pogba, então com 21 anos. Antes deles, levaram o prêmio os atacantes alemães Podolski ( com 21 anos de idade em 2006) e Thomas Muller (20 anos em 2010).

Números de Mbappé na Copa

7 jogos, 4 gols
534 minutos jogados
8 chutes a gol
0 assistência
14 faltas sofridas
2 cartões amarelo
51,9 km percorridos

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade