Maurren Maggi anuncia aposentadoria e não disputará Olimpíadas de 2016
Campeã olímpica em Pequim, em 2008, a atleta afirmou que deixará de competir no final deste ano para se dedicar ao trabalho de comentarista
A saltadora Maurren Maggi abriu mão de disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, para se dedicar exclusivamente ao trabalho de comentarista na TV Globo. Ela afirmou neste domingo que se aposentará ao final deste ano e só disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, se estiver em condições físicas adequadas. “Não tem como fazer tudo com qualidade. Tudo tem seu tempo. Então, esse é o último ano da minha carreira. Merecemos ter uma Olimpíada decente, brilhante”, disse a atleta no programa Esporte Espetacular, durante a transmissão dos 100 metros rasos vencidos pelo jamaicano Usain Bolt.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a aposentadoria de Maurren, de 38 anos, era esperada desde o anúncio de que ela participaria das Olimpíadas como comentarista. A despedida oficial da atleta deverá acontecer em um evento no segundo semestre.
O ponto mais alto na carreira de Maurren foi a medalha de ouro olímpica em Pequim, em 2008. Após ficar dois anos suspensa por ter sido flagrado no doping, ela saltou 7,04 metros para ficar com o primeiro lugar no pódio. Natural de São Carlos, no Estado de São Paulo, ela também se sagrou campeã dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, Rio de Janeiro, em 2007, e Guadalajara, em 2011. Ela detém atualmente o recorde brasileiro e sul-americano do salto à distância feminino com uma marca de 7,26 metros.
Mesmo com o anúncio da aposentadoria, Maurren terá pela frente o Troféu Brasil de Atletismo, agendado para maio. A rede ESPN informou que ela terá de cumprir um contrato firmado com o São Paulo para a disputa do torneio.
(Da redação)