Chegou ao fim a ‘era Luis Suárez’ pela seleção uruguaia. Na última segunda-feira, 2 de setembro de 2024, em uma emocionante entrevista coletiva no Estádio Centenário, em Montevidéu, o atacante Luis Suárez não segurou as lágrimas ao anunciar sua aposentadoria da Celeste.

Aos 37 anos, Suárez se despede carregando uma trajetória brilhante com a camisa uruguaia. Ele fará sua despedida oficial contra o Paraguai, também no Estádio Centenário, na próxima sexta, 6, às 20h30 (horário de Brasília), em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Despedida de Luis Suárez

Com emoção evidente, Suárez falou sobre sua decisão: “Sempre me ensinaram a me entregar pela minha seleção. Até sexta-feira, darei tudo de mim, não tenho o que me dosar em nenhum momento. Quero agradecer a todos, à torcida, pelas várias mensagens“, declarou o atacante.

Suárez comentou sobre a importância da última partida: “É muito difícil, mas esse é o momento que eu posso jogar a última partida com a seleção tranquilo. Vou jogar com a mesma paixão de 2007, quando iniciei com 19 anos“, afirmou ele, indicando que a chama da dedicação nunca se apagou ao longo dos anos.

Qual foi o legado de Luis Suárez na seleção uruguaia?

Ao longo de sua carreira, Suárez acumulou 142 partidas disputadas pela seleção uruguaia, marcando 69 gols e contribuindo com 39 assistências. Ele participou de cinco edições das eliminatórias para a Copa do Mundo, quatro Copas do Mundo e conquistou a Copa América em 2011.

Durante esse período, viveu momentos inesquecíveis. Na Copa América de 2011, jogando pelo Liverpool, foi o grande destaque, marcando quatro gols e dando duas assistências, principalmente na final contra o Paraguai, onde brilhou ao lado de Diego Forlán na vitória por 3 a 0.

Momentos icônicos de Luis Suárez nas Copas do Mundo

Das quatro Copas do Mundo que disputou, a mais memorável foi a de 2010, na África do Sul, onde o Uruguai terminou em 4º lugar. Suárez marcou três gols e deu duas assistências, totalizando sete gols e quatro assistências em sua carreira de Copa do Mundo.

Nas quartas de final de 2010, Suárez protagonizou um dos momentos mais icônicos ao evitar com a mão um gol de Gana aos 120 minutos. Expulso, viu da boca do túnel Asamoah Gyan desperdiçar a cobrança de pênalti, levando o jogo para a disputa nas penalidades, que culminou com a vitória uruguaia por 4 a 2.