Publicidade
Publicidade

Liga Sul-Minas é criada com ‘reforço’ da dupla Fla-Flu

Campeonato deve ser disputado no primeiro semestre de 2016 e terá equipes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro

Representantes de 13 clubes do país aprovaram a criação da Liga Sul-Minas, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede do Flamengo na Gávea, no Rio. A ideia das equipes é realizar um torneio no primeiro semestre de 2016, em oito datas, que seriam adptadas ao calendário dos Estaduais. Além das principais equipes da região Sul e de Minas Gerais (Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville), o torneio receberá dois clubes do Rio: Flamengo e Fluminense, que estão rompidos com a federação carioca.

Publicidade

Leia também:

Clubes se reúnem para recriar Copa Sul-Minas, com Flamengo e Fluminense, em 2016

Suspenso e ‘amordaçado’, Luxemburgo critica ‘ditadura’ da federação

Estaduais 2015: preço dos ingressos causa conflitos

Paulistão 2015 tem ingresso mais caro do Brasil: 40 reais

O Flamengo divulgou nota oficial informando que a criação da liga deu “um importante passo rumo à modernização do futebol brasileiro”. “A liga recém-fundada representa um importante avanço nas relações entre as agremiações e reforça a necessidade de que os clubes, os verdadeiros promotores do esporte, tenham maior relevância e autoridade na discussão dos rumos do futebol brasileiro. Com a constituição da Liga, novos desafios se apresentam, entre eles regulamentar e organizar a primeira competição para 2016”.

Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, foi escolhido para presidir a entidade, que deve entregar o estatuto da nova liga à CBF ainda nesta quinta-feira. O campeonato contaria com dez das 13 equipes fundadoras (duas de cada Estado) escolhidas a partir do ranking da CBF.

Publicidade

(com Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade