Um dos jogadores mais experientes desta Copa do Mundo – e um dos poucos integrantes do grupo seleto de atletas inscritos na competição que já provaram o gosto de erguer a taça – está fora da estreia de sua seleção no torneio. O goleiro Gianluigi Buffon, de 36 anos, remanescente da equipe campeã em 2006, desfalcará a Itália no jogo deste sábado, às 19 horas (de Brasília), contra a Inglaterra. Ele torceu o tornozelo direito no leve treino de reconhecimento do gramado realizado na véspera da partida, na Arena da Amazônia. A delegação italiana em Manaus não informou mais detalhes sobre como ocorreu a lesão do veterano – quando o lance ocorreu, o treino já estava fechado à imprensa -, mas trata-se no mínimo de uma coincidência infeliz para os anfitriões do primeiro clássico entre seleções campeãs do mundo nesta Copa. Afinal, as condições do campo em Manaus tinham sido motivo de preocupação para os dois times europeus (que, na véspera, tentaram minimizar o problema, dizendo que o gramado não estava tão ruim quanto se imaginava). Antes mesmo do início da participação da capital amazonense no Mundial, um dos principais jogadores da Copa é forçado a ficar de fora por causa de uma contusão que pode ter sido provocada pelas falhas do campo.
Buffon, que está em sua quinta Copa do Mundo e já fez doze partidas em suas participações anteriores, confirmou sua ausência através do Twitter. “A vida é bela, e ainda estou em dívida com ela. Não será um jogo perdido ou um outro Mundial perdido que me levará a mudar de ideia. Existem várias formas de ser importante, ainda que você não seja protagonista em campo. Força, grande Salvatore. Força, rapazes. Força, Itália”, escreveu o goleiro na manhã deste sábado. O Salvatore da mensagem postada por Buffon é Salvatore Sirigu, do Paris Saint-Germain, que será seu substituto na partida contra os ingleses. O arqueiro de 27 anos também chegou a ser dúvida para a estreia, pois veio ao Brasil com um problema nas costas. Nos últimos dias, no entanto, ele melhorou sua condição física e vai para o jogo em Manaus. Buffon fez tratamento intensivo na noite de sexta, mas conseguiu a melhora esperada no tornozelo. Buffon será reavaliado quando voltar à concentração da equipe, em Mangaratiba, Rio de Janeiro, depois da partida. O próximo jogo da Itália é contra a Costa Rica, na sexta, na Arena Pernambuco, no Recife. Outro desfalque do time italiano neste sábado será o lateral De Sciglio. O zagueiro Chiellini deverá ser deslocado para a posição, abrindo caminho para a formação de uma dupla de zaga com Paletta e Barzagli.
Buongiorno a tutti… la vita è bellissima e sono ancora in debito con lei…. non sarà una partita saltata o un alt… http://t.co/5axX97NJU0