Publicidade
Publicidade

Kopa, lenda da França e do Real Madrid, morre aos 85 anos

Ex-atacante é considerado o primeiro grande craque francês e conquistou três Ligas dos Campeões da Europa pela equipe espanhola

O ex-jogador francês Raymond Kopa, um dos principais ídolos da história do Real Madrid, pelo qual conquistou três Ligas dos Campeões da Europa, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. Kopa estava hospitalizado desde o último domingo, depois de uma “recaída de uma longa doença”, segundo familiares. Ele foi diagnosticado com Mal de Alzheimer na década de 90.

Publicidade

Filho de poloneses, Raymond Kopaszewski nasceu em Noeux-les-Mines, no norte da França, em outubro de 1931, e em 1958 se tornou no primeiro jogador francês em conseguir a Bola de Ouro da revista France Football. Foi um dos atletas mais midiáticos de sua época, sobretudo após deixar o então poderoso Stade de Reims para jogar no Real Madrid, em 1956.

Raymond Kopa, 1962
Kopa, pela França, em 1962 Ullstein Bild/Getty Images

É considerado na França como o primeiro grande craque do país de Michel Platini e Zinedine Zidane. Kopa viveu dias de glória na seleção francesa, pela qual brilhou na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, com três gols, até a eliminação para o Brasil de Pelé, na semifinal. Naquela competição, formou uma dupla de ataque histórica com Just Fontaine.

Publicidade

Seus pais emigraram para França com o objetivo de trabalhar com mineração e o próprio Kopa perdeu um dedo quando trabalhava como em uma mina. Ele chamou a atenção dos olheiros em uma competição nacional, em 1949, e depois de dois anos no Angers, assinou pelo Reims.

Após perder a final europeia para o Real Madrid, assinou com a equipe espanhola e se uniu a Alfredo Di Stéfano e formou ao lado de Héctor Rial e Francisco Gento um dos ataques mais temíveis de todos os tempos. Pela equipe espanhola, venceu a Liga dos Campeões de 1957, 1958 e 1959 e dois Campeonatos Espanhóis, antes de retornar ao Stade de Reims, onde encerrou a carreira, em 1967, aos 36 anos.

Continua após a publicidade

(com agência EFE)

 

Continua após a publicidade

Publicidade