Kelly Slater leva etapa e Mick Fanning é campeão mundial
Americano conquista troféu no Havaí, mas perde a temporada de 2013 para australiano, que fatura pela terceira vez a principal categoria da modalidade

O australiano Mick Fanning conquistou neste domingo o título do Circuito Mundial de surfe, nas ondas de Pipeline, Havaí. Seu título, contudo, acabou sendo ofuscado pelo desempenho do americano Kelly Slater na última etapa do ano. Diante das ondas, que variavam de três a 4,5 metros, Slater chegou a tirar uma nota dez nas semifinais e não teve problemas para ficar com o troféu da etapa, na decisão.
Leia também:
O voo de Gabriel Medina, o jovem ídolo do surfe brasileiro
Com mais uma boa atuação, Slater até se aproximou de Fanning na classificação geral, mas não conseguiu evitar o título do rival. O australiano assegurou a conquista ainda nas quartas de final e encerrou a temporada com 54.400 pontos, contra 54.150 de Slater. O australiano Joel Parkinson terminou em terceiro, com 48.450.
O melhor brasileiro do ano foi Adriano de Souza, o Mineirinho, com 31.750 pontos, no 13º lugar. Gabriel Medina (25.000) terminou em 14º, Filipe Toledo (24.400), em 15º, e Miguel Pupo (18.450), em 19º lugar na temporada.
Neste domingo, quem mais brilhou entre os surfistas nacionais foi Miguel Pupo. Ele obteve o quinto lugar na etapa e garantiu sua permanência na divisão de elite do surfe mundial. Com este resultado, o Brasil terá sete atletas no Circuito Mundial de 2014, um a mais que este ano. Os outros brasileiros a competir na elite no próximo ano são o catarinense Alejo Muniz, o carioca Raoni Monteiro e o potiguar Jadson André – Medina, Toledo e Pupo são paulistas.
(Com Estadão Conteúdo)