Internacional vence o Grêmio e é pentacampeão do Gaúcho
Foi a primeira vez desde 1973 que o time, que venceu por 2 a 1, levou cinco títulos seguidos. Nilmar e Valdívia marcaram gols
Com uma vitória por 2 a 1, o Internacional venceu o Grêmio e levou o pentacampeonato estadual no Beira Rio, neste domingo, após uma partida dramática. Foi a 44ª vez na história que o Inter foi campeão e a primeira sequência de cinco titulos colorados desde 1973. Além disso, este é o primeiro título de um técnico estrangeiro — o uruguaio Diego Aguirre — pelo Inter desde 1950.
LEIA TAMBÉM:
Nos pênaltis, Santos se consagra campeão do Paulista
Com gol de Jô, Atlético-MG vira e é campeão mineiro
Vasco vence o Campeonato Carioca depois de 12 anos
O Internacional abriu vantagem sobre o seu maior rival logo nos primeiros 20 minutos de jogo, com gols de Nilmar e Valdívia. O técnico do Grêmio, Felipão, trocou Fellipe Bastos por Walace e o time ganhou espaço. Aos 47 minutos, ainda no primeiro tempo, Giuliano fez descontou e rolou para o gol. Sem Nilmar no segundo tempo, o Inter foi mais pressionado, mas manteve o placar.
O jogo — O Internacional começou o jogo com tudo, e partiu para cima do Grêmio desde o apito inicial. Logo aos quatro minutos, Valdívia cabeceou após levantada por D’Alessandro, Marcelo Grohe salvou e a bola bateu no travessão. Aos seis, Matías Rodríguez perdeu bola no meio, Valdívia recebeu de D’Alessandro e tocou para Nilmar, que marcou 1 a 0 em dividida com Marcelo Grohe.
E a vantagem não fez o Inter recuar. Aos 10, Eduardo Sasha escapou pela esquerda e cruzou para D’Alessandro, livre, que soltou a bomba para espalmada de Marcelo Grohe. Aos 17, na primeira chance gremista, Fellipe Bastos cobrou falta na trave. Na sequência do lance, o próprio Bastos cometeu um erro grave: recuou curto para Matías Rodríguez, facilitando a vida de Nilmar, que entrou livre e tocou para Valdívia estufar as redes.
Perdido em campo, o Grêmio teve de partir para cima, mas sempre exposto aos perigosos contra-ataques colorados. O Inter seguia melhor: aos 24 minutos, D’Alessandro inverteu para Valdívia, que chutou forte, rasteiro, raspando a trave. Aos 28, Luiz Felipe Scolari tirou de campo Fellipe Bastos, amarelado e abalado por ter errado no lance do segundo gol colorado, e colocou Walace. A entrada do novo centromédio deu ao Internacional mais consistência para segurar os contragolpes colorados.
O Grêmio aos poucos começou a levar mais perigo. Braian Rodríguez chutou mal aos 30, Luan raspou a trave de Alisson aos 32. O Inter chegou bem aos 37, em ótima jogada de William pela direita. Ele tocou no meio e D’Alessandro chutou de primeira, mas Marcelo Grohe pegou. Aos 46, no último lance do primeiro tempo, o Grêmio chegou ao gol: Douglas levantou falta na área, Rhodolfo cabeceou, Alisson espalmou e Giuliano empurrou para as redes. O gol deixava o Internacional a um tento do título gaúcho.
Com o gol gremista no finzinho do primeiro tempo, o segundo tempo começou tenso. O Internacional começou com mais iniciativa, mas a primeira boa chance foi do Inter, com Valdívia, que quase fez gol olímpico aos seis minutos. Foi, porém, um lance isolado. A partida seguiu muito estudada, com boas chegadas de lado a lado, mas muito cuidado dos dois times. As situações foram raras até os 30 minutos.
Com Everton no lugar de Douglas, o Grêmio partiu para cima na parte final do jogo. Aos 35, Everton bateu de longe e Alisson espalmou. Aos 43, Rhodolfo fez falta por trás em Sasha e recebeu cartão vermelho. Nos acréscimos, em novo chute de Everton, Alisson pegou em dois tempos.
(Com GazetaPress)