Interlagos: Fórmula 1 conhecerá um ‘novo’ circuito em 2015
Placar
Interlagos: Fórmula 1 conhecerá um ‘novo’ circuito em 2015
Criticado por equipes, autódromo de SP deve ficar mais espaçoso e confortável
Publicado por: Da Redação em 11/11/2014 às 07:43 - Atualizado em 06/10/2021 às 11:06
Veja.com
1/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
2/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
12/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
13/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
15/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
16/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
17/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
18/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
20/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/21 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
“A competição com os autódromos da Ásia e do Oriente Médio estava sendo desleal”, avalia Emerson Fittipaldi, animado com a reforma
Equipes e pilotos da Fórmula 1 se despediram no domingo dos boxes apertados do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Alvo de muitas críticas de integrantes das equipes, o paddock será completamente transformado na segunda fase da reforma que tem melhorado o circuito desde julho. As intervenções serão retomadas em janeiro de 2015, com os itens mais complexos do plano de modernização. De acordo com o projeto, a área destinada às equipes será dobrada, passando de 4.500 para 8.900 metros quadrados. O maior espaço disponível no paddock, boxes e áreas de convivência vai favorecer a circulação de pilotos, dirigentes, jornalistas e convidados no autódromo de São Paulo.
Imagens do projeto mostram que o autódromo não vai perder a sua identidade, apesar da reconstrução quase total do prédio que abriga os boxes. A ideia inicial era transferir todo o paddock para a reta oposta. A Prefeitura e os técnicos, porém, decidiram recuar e manter as instalações onde estão agora, evitando uma mudança brusca na identidade do autódromo. “Fizemos o projeto pensando justamente em não alterar a �cara� do circuito”, afirmou Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe da reforma. A possível alteração do prédio dos boxes chegou a preocupar alguns pilotos. “Se mudasse para outro lugar, seria estranho. Gosto de como o circuito consegue manter sua personalidade”, disse o piloto inglês Lewis Hamilton, fã declarado de Interlagos.
A mudança mais marcante será a remoção da torre de controle, uma das referências do circuito paulistano. O controle das corridas ficará concentrado no prédio auxiliar, a ser construído ao lado do principal. Segundo o secretário municipal de infraestrutura urbana e obras, Roberto Garibe, o centro de controle não exige mais uma edificação mais alta para facilitar a observação do circuito, já que o acompanhamento das corridas é feito atualmente por cerca de 40 câmeras. “A torre era um sinal de atraso”, afirmou ele. Sem a famosa torre na reta dos boxes, o autódromo de Interlagos deverá ter como nova referência a cobertura do paddock, que vai alcançar toda a área em que pilotos, equipes, jornalistas e convidados circulam Será o primeiro paddock coberto da Fórmula 1.
Espaço – O projeto prevê ainda que o paddock ganhe dois metros de largura e o acréscimo de quatro boxes (de 23 para 27). Os espaços para as equipes também serão mais amplos, graças a paredes mais finas e móveis. “Vamos aproveitar melhor o espaço existente”, explicou o engenheiro-chefe. Acima dos boxes, o prédio principal terá apenas um andar, todo dedicado ao setor VIP. Atualmente, há dois pisos, utilizados para receber camarotes e centro de imprensa. Os jornalistas ganharão uma sala maior, em uma galeria a ser construída ao fim dos centros de hospitalidade das equipes. O acesso ao paddock será subterrâneo. Os convidados das escuderias também serão beneficiados pela reforma. As instalações provisórias serão substituídas por prédios permanentes e mais amplos.
Hoje, pilotos e visitantes fazem refeições e recebem convidados em espaços apertados, em um corredor curto, em meio a pilhas de pneus e o movimento constante de funcionários dos times. A reforma – a maior desde que a Fórmula 1 voltou para São Paulo, em 1990 – teve início com a troca do asfalto e mudanças na entrada e saída dos boxes. Foi uma exigência de Bernie Ecclestone, chefão da categoria, para renovar o contrato da capital paulista até 2020. Depois da paralisação para a realização do GP do último fim de semana, a obra será retomada logo no início de janeiro. De um total de 160 milhões de reais (valor bancado pelo Ministério do Turismo), a segunda parte da renovação terá custo de 104 milhões. “Estamos conseguindo manter Interlagos em nível internacional”, comemorou Emerson Fittipaldi, animado com a reforma. “A competição com os autódromos da Ásia e do Oriente Médio estava sendo desleal”, reconheceu ele.
1/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
2/39 Fernando Alonso durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/39 Kimi Raikkonen durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/Fotoarena)
12/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
13/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
15/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
16/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
17/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
18/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
20/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
22/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
23/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
24/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
25/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
26/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
27/39 Kevin Magnussen durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
28/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
29/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
30/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
31/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
32/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
33/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
34/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
35/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
36/39 Movimentação nos boxes da Ferrari (Ivan Pacheco/VEJA.com)
37/39 Movimentação nos bastidores do Grande Prêmio do Brasil em Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
38/39 Movimentação marca início do GP de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, nesta quinta-feira (06), em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
39/39 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
1/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
2/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/33 Felipe Massa conquistou o terceiro lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/33 Felipe Massa conquistou o terceiro lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/33 Mercedes conquista mais uma dobradinha na temporada: vitória de Nico Rosberg e segundo lugar de Lewis Hamilton, o brasileiro Felipe Massa da Williams fechou o pódio (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/33 Nico Rosberg e Lewis Hamilton dividem curva no GP Brasil (Marco de Bari/Quatro Rodas/VEJA.com)
12/33 Lewis Hamilton da Mercedes ficou em segundo lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
13/33 Felipe Massa conquistou o terceiro lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/33 Fernando Alonso da Ferrari no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
15/33 Kimi Raikkonen da Ferrari no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
16/33 Nico Hulkenberg da Force India no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
17/33 GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
18/33 GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/33 Sebastian Vettel da Red Bull no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
20/33 O companheiro de equipe de Felipe Massa, o finlandês Valtteri Bottas no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/33 Sergio Perez da Force India no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
22/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
23/33 Nico Rosberg e Lewis Hamilton dividem curva no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
24/33 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
25/33 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
26/33 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
27/33 O companheiro de equipe de Felipe Massa, o finlandês Valtteri Bottas no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
28/33 Lewis Hamilton da Mercedes ficou em segundo lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
29/33 Kimi Raikkonen da Ferrari no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
30/33 Kevin Magnussen da McLaren no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
31/33 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
32/33 Daniel Ricciardo da Red Bull no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
33/33 Fernando Alonso da Ferrari no GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
1/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
2/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA)
11/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
12/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
13/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
15/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
16/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
17/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
18/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
20/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
22/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
23/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
24/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA)
25/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
26/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
27/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
28/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
29/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
30/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
31/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
32/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
33/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
34/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
35/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
36/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
37/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
38/38 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)