1/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora no pódio o bicampeonato na F1, depois de vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos (Mark Thompson/Getty Images)
2/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora no pódio o bicampeonato na F1, depois de vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos (Hamad I Mohammed/Reuters)
3/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Jiri Krenek/Getty Images)
4/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Diego Abubel/EPA/EFE/VEJA)
5/23 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/23 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/23 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/23 O piloto Lewis Hamilton recebe camisa personalizada durante coletva em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters)
9/23 Lewis Hamilton entra na pista para fazer volta classificatória no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
10/23 O piloto britânico, Lewis Hamilton chega no autódromo de Interlagos, em São Paulo, para o GP de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/23 Lewis Hamilton durante a corrida do Grande Prêmio do Brasil (Ivan Pacheco/VEJA)
12/23 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Vladimir Rys/Getty Images)
13/23 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
14/23 Lewis Hamilton vence Grande Prêmio da Itália em Monza (Adam Pretty/Getty Images)
15/23 Lewis Hamilton derrama champanhe em Felipe Massa, no GP da Itália no Circuito de Monza<br><br> (Olivier Morin/AFP)
16/23 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
17/23 O inglês Lewis Hamilton espirra champanhe, após vencer o GP da Rússia em Sochi (Yuri Kadobnov/AFP)
18/23 O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, durante treino do GP da Áustraia, em Spielberg (Heinz-Peter Bader/Reuters/VEJA)
19/23 O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton terminou a corrida do Grande Prêmio da F1 em primeiro lugar pela quarta vez seguida. A disputa ocorreu no circuito Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Albert Gea/Reuters/VEJA)
20/23 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Caren Firouz/Reuters/VEJA)
21/23 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
22/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Samsul Said/Reuters/VEJA)
23/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)
Fã declarado de Ayrton Senna, Lewis Hamilton, de 29 anos, começou na Fórmula 1 em 2007 – e na sua primeira temporada mostrou que era rápido e obstinado. A bordo de uma McLaren, na mesma equipe em que o ídolo Senna faturou seus três títulos mundiais, Hamilton fez uma primeira temporada de impacto, mostrando que era um piloto técnico, mas também com arroubos dentro da pista – e também com companheiros de equipe – que lhe custariam vitórias e também um titulo mundial. Naquele ano, faltou a maturidade que ele exibiu durante toda a temporada de 2014, coroada neste domingo com a conquista do bicampeonato.
Leia também:
Lewis Hamilton vence é conquista o bi. Massa é o segundo
Logo em sua estreia na categoria, no GP da Austrália, foi terceiro. Na metade da temporada, no GP do Canadá, marcou sua primeira vitória. Terminou o ano com quatro vitórias, quatro segundos lugares e apenas um ponto atrás – junto com seu companheiro Fernando Alonso – de Kimi Raikkonen, o campeão de 2007. Foi uma temporada tumultuada, em que era acusado por Alonso de ter privilégios da equipe britânica. Chegou à ultima prova da temporada, em Interlagos, com chance de título, mas logo depois da largada saiu da pista e ficou para trás.
No ano seguinte, novamente chegou a Interlagos com a mão na taça, mas só garantiu o título na última volta em Interlagos, ao ultrapassar o alemão Timo Glock e assim chegar em quinto, o mínimo que precisava para terminar a temporada em primeiro, à frente de Felipe Massa. Ali se tornaria o piloto mais jovem a ser tornar campeão na Fórmula 1, aos 23 anos. As temporadas de 2009 e 2010 não foram das melhores para Hamilton, McLaren e todas as outras equipes, com exceção da Brawn (em 2009) e da Red Bull, que iniciou um reinado absoluto por quatro temporadas conduzida pelo alemão Sebastian Vettel. Isso fez com que Hamilton procurasse novos rumos, deixando para trás a equipe que o formou como piloto. Deixou a McLaren e foi par a Mercedes, vislumbrando um carro que novamente lhe desse condições de andar na frente.
E assim aconteceu em 2014. A Mercedes dominou a temporada com dezesseis vitórias em dezenove corridas – onze delas de Hamilton. Assim como no passado, o britânico se desentendeu no meio do ano com o companheiro de equipe. Nico Rosberg, com quem disputou o titulo até a última prova, em Abu Dhabi, estava dezessete pontos atrás de Hamilton chegando aos Emirados. O esperado duelo interno da Mercedes acabou logo na primeira curva, quando Hamilton assumiu a ponta e disparou para o título enquanto o alemão sofria com problemas no carro. Sua 33ª vitória na Fórmula 1 garantiu não só o segundo título mundial como também uma mensagem de parabéns muito especial: presente no paddock (junto da família e da namorada do piloto, a cantora Nicole Scherzinger), o príncipe Harry usou o rádio para definir o novo bicampeão como “uma lenda”.
1/73 A briga que marcou a temporada: Nico Rosberg x Lewis Hamilton (na foto, brigando pela liderança no GP da Rússia, em Sochi) (Paul Gilham/Getty Images)
2/73 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/73 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/73 Mercedes conquista mais uma dobradinha na temporada: vitória de Nico Rosberg e segundo lugar de Lewis Hamilton, o brasileiro Felipe Massa da Williams fechou o pódio (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/73 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/73 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/73 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/73 Felipe Massa conquistou o terceiro lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/73 Torcida invade a pista de Interlagos após a corrida para comemorar o terceiro lugar no pódio do brasileiro Felipe Massa da Williams (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/73 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/73 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA)
12/73 Romain Gosjean, da Lotus, faz treino livre em Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA)
13/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Mark Thompson/Getty Images)
14/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Vladimir Rys/Getty Images)
15/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Mark Thompson/Getty Images)
16/73 O inglês Lewis Hamilton espirra champanhe, após vencer o GP da Rússia em Sochi (Yuri Kadobnov/AFP)
17/73 O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, vence o GP da Rússia em Sochi (Clive Mason/Getty Images)
18/73 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
19/73 O brasileiro Felipe Massa durante o GP do Japão em Suzuka (VEJA.com/Getty Images)
20/73 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
21/73 O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a nove voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), debaixo de forte chuva (Clive Mason/Getty Images)
22/73 O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a nove voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), debaixo de forte chuva (Clive Mason/Getty Images)
23/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Jiri Krenek/Getty Images)
24/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Peter J Fox/Getty Images)
25/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Dan Istitene/Getty Images)
26/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Vladimir Rys/Getty Images)
27/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Rainer W. Schlegelmilch/Getty Images)
28/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Drew Gibson/Getty Images)
29/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Dan Istitene/Getty Images)
30/73 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
31/73 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
32/73 Lewis Hamilton durante corrida em Silverstone (Reuters/VEJA)
33/73 Nico Rosberg, da Mercedes, superou o colega Hamilton e venceu a terceira na temporada (Mark Thompson/ Getty Images/VEJA)
34/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence GP da Áustria de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
35/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence GP da Áustria de Fórmula 1 (Rom Romney/Getty Images)
36/73 Felipe Massa, da Williams termina na quarta colocação no GP da Áustria de F1, em Spielberg (Bernadett Szabo/Reuters/VEJA)
37/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Tom Pennington/Getty Images/VEJA)
38/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (The Canadian Press/Graham Hughes/AP/VEJA)
39/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Stan Honda/AFP/VEJA)
40/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (The Canadian Press/Paul Chiasson/AP/VEJA)
41/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Mark Thompson/Getty Images/AFP/VEJA)
42/73 O brasileiro Felipe Massa bateu na última volta do GP do Canadá, em Montreal, neste domingo (08) (Jim Watson/AFP/VEJA)
43/73 Largada do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, neste domingo (08) (Mark Thompson/Getty Images/AFP/VEJA)
44/73 O piloto da Mercedes Nico Rosberg durante o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Valdrin Xhema/EPA/EFE/VEJA)
45/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 (Alexander Klein/AFP/VEJA)
46/73 Nico Rosberg vence o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
47/73 Nico Rosberg vence o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
48/73 Daniel Ricciardo durante o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
49/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora a vitória no GP da Espanha: a quarta seguida em cinco corridas na temporada 2014 (Lluis Gene/AFP/VEJA)
50/73 Carros durante a largada do Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Albert Gea/Reuters/VEJA)
51/73 O piloto alemão Sabastian Vettel durante a competição do F1 Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha (Juan Medina/Reuters/VEJA)
52/73 Nico Rosberg é fotografado ao lado do campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, e do terceiro colocado, o piloto da RedBull, Daniel Ricciardo durante o Grande Prêmio da Espanha (Juan Medina/Reuters/VEJA)
53/73 Lewis Hamilton cruza a linha de chegada durante o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Sergio Carmona/Reuters/VEJA)
54/73 Hamilton festeja sua vitória no Grande Prêmio da China de Fórmula 1 ao lado de Alonso (Reuters/VEJA)
55/73 Lewis Hamilton durante o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 (Mark Ralston/AFP/VEJA)
56/73 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Caren Firouz/Reuters/VEJA)
57/73 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
58/73 Lewis Hamilton, da Mercedes durante o Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1 (Valdrin Xhemaj/EFE/EPA/VEJA)
59/73 Nico Rosberg da Mercedes no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Thaier Al-Sudani/Reuters/VEJA)
60/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Paul Gilham/Getty Images/VEJA)
61/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Srdjan Suki/EFE/EPA/VEJA)
62/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Hassan Ammar/AP/VEJA)
63/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)
64/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)
65/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Diego Abubel/EPA/EFE/VEJA)
66/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Peter Lim/Reuters/VEJA)
67/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Samsul Said/Reuters/VEJA)
68/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Ed Jones/AFP/VEJA)
69/73 Hamilton e Rosberg, da Mercedes, largam na frente na Malásia: Mercedes domina de ponta a ponta (Roslan Rahman/AFP/VEJA)
70/73 O brasileiro Felipe Massa (Williams) durante o Grande Prêmio da Malásia (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
71/73 A primeira etapa da temporada 2014 da Fórmula 1, em prova disputada em Melbourne, Austrália, teve vitória de Nico Rosberg, piloto alemão da Mercedes (Ker Robertson/Getty Images)
72/73 Felipe Massa, da Williams, deixa o carro depois da batida que o tirou do GP da Austrália, primeira prova da temporada 2014 (Diego Azubel/EFE/VEJA)
73/73 Nico Rosberg, da Mercedes, durante treino classificatório, na Austrália (AFP/VEJA)
Continua após a publicidade