Publicidade
Publicidade

Guia da Copa: Itália, A Esquadra Azul

Cair ainda na primeira fase na África do Sul parece ter sido salutar à seleção da Itália. Conhecida pelo estilo de jogo amarrado, o catenaccio, a Azzurra decidiu romper com as amarras históricas. Para o lugar de Marcello Lippi, a federação italiana trouxe Cesare Prandelli, que encantou o país com o futebol ofensivo que fez […]

Cair ainda na primeira fase na África do Sul parece ter sido salutar à seleção da Itália. Conhecida pelo estilo de jogo amarrado, o catenaccio, a Azzurra decidiu romper com as amarras históricas. Para o lugar de Marcello Lippi, a federação italiana trouxe Cesare Prandelli, que encantou o país com o futebol ofensivo que fez os times da Roma e da Fiorentina jogar. O vice-campeonato europeu e o terceiro lugar na Copa das Confederações mostram que a seleção está no caminho certo. O foco no ataque não significa que a rígida disciplina tática tenha sido deixada de lado. Ao contrário: num momento em que o veterano goleiro Buffon tem se mostrado falível, não há nada mais importante do que um sistema defensivo sólido, capaz de armar a principal jogada do time, o contra-ataque.

Publicidade

O CRAQUE

Andrea Pirlo

35 anos • Juventus (Itália)

Conhecido como “O Maestro”, este meia de rara habilidade vem ao Brasil para se despedir da Azzurra. Sem substituto à altura, ele ainda é essencial para o funcionamento do time – seja por sua liderança, por seus lançamentos precisos ou ainda pela eficiência na bola parada. Vai deixar saudade quando pendurar as chuteiras.

JOGOS

  • INGLATERRA x ITÁLIA 14 de junho (sáb.) – 18h Manaus
  • ITÁLIA x COSTA RICA 20 de junho (sex.) – 13h Recife
  • ITÁLIA x URUGUAI 24 de junho (ter.) – 13h Natal

Publicidade

FIQUE DE OLHO

Mario Balotelli

23 anos • Milan (Itália)

Primeiro negro a vestir a camisa da Itália numa Copa, este imprevisível atacante de 1,89 metro vive cercado de celeuma e gestos de autoconfiança que se confundem com arrogância. Rápido, ganha na força e tem um canhão nos pés.

DESEMPENHO EM COPAS

17 Copas, 80 jogos: 44 vitórias

21 empates

15 derrotas

MELHOR PARTICIPAÇÃO

Campeão (1934, 1938, 1982, 2006)

RANKING FIFA

9º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

5 jogos: 2 vitórias

1 empate

2 derrotas

7 gols a favor

9 gols contra

TIME-BASE

Esquema tático: 4-4-2

Continua após a publicidade

TREINADOR

Cesare Prandelli, 56 anos

Resgatou a reputação da Itália após o vexame em 2010. Costuma armar seus times de acordo com o adversário.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.

Continua após a publicidade

Publicidade