Ausente na África do Sul, em 2010, a Croácia chega a sua quarta Copa do Mundo ainda como uma incógnita. Mesmo com bons jogadores no elenco, caso de Modric, meia do Real Madrid, e Mandzukic, goleador do Bayern de Munique, a seleção só garantiu a vaga na repescagem, contra a Islândia, após campanha irregular em […]
Ausente na África do Sul, em 2010, a Croácia chega a sua quarta Copa do Mundo ainda como uma incógnita. Mesmo com bons jogadores no elenco, caso de Modric, meia do Real Madrid, e Mandzukic, goleador do Bayern de Munique, a seleção só garantiu a vaga na repescagem, contra a Islândia, após campanha irregular em que terminou 9 pontos atrás da Bélgica. A federação trocou de técnico às vésperas do confronto decisivo. Promoveu o ex-capitão Niko Kovac, que cuidava do time sub-20. Ele classificou a seleção, mas mostra que a inexperiência pode pesar, ainda que seja um excelente motivador. Kovac tem na mão um elenco forte. Se conseguir fazer disso um time, a Croácia pode passar tranquilamente às oitavas de final.
O CRAQUE
Luka Modric
28 anos • Real Madrid (Espanha)
Cérebro do meio-campo croata, Modric dita o ritmo do jogo. Fôlego de maratonista e visão do jogo apurada fazem dele um atleta único, que arranca elogios de grandes nomes do futebol. Para Carlo Ancelotti, seu técnico no Real Madrid, trata-se do melhor meia do mundo na atualidade. Erra poucos passes, além de fazer lançamentos precisos e ajudar na marcação.
JOGOS
FIQUE DE OLHO
Mario Mandzukic
28 anos • Bayern de Munique (Alemanha)
Descrito por Pep Guardiola como “o melhor atacante do mundo pelo alto” (ele tem 1,86 metro), movimenta-se bastante e sabe se posicionar, além de não ter medo de divididas. Suspenso por ter sido expulso no último jogo das eliminatórias, não jogará contra o Brasil.
DESEMPENHO EM COPAS
3 Copas, 13 jogos: 6 vitórias
2 empates
5 derrotas
MELHOR PARTICIPAÇÃO
3º Lugar (1998)
RANKING FIFA
20º lugar
CONTRA O BRASIL EM COPAS
1 jogos: 1 derrota nenhum gol a favor
1 gol contra
TIME-BASE
Esquema tático: 4-2-3-1
TREINADOR
Niko Kovac, 42 anos
Foi por muito tempo capitão da seleção. Assumiu o cargo sem experiência como treinador, mas tem o respeito da equipe pelo passado vencedor.
Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.
Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app