Guia da Copa: Alemanha, Os onze da nação
Sensação nas últimas duas Copas do Mundo, quando apresentou ao planeta um futebol menos duro e mais bonito de ver, a Alemanha quer sair do quase em 2014. O objetivo é a taça. Sem levantar um troféu desde 1996, quando conquistaram o tricampeonato da Eurocopa, os alemães chegam fortíssimos. Com metade da equipe jogando no […]
Sensação nas últimas duas Copas do Mundo, quando apresentou ao planeta um futebol menos duro e mais bonito de ver, a Alemanha quer sair do quase em 2014. O objetivo é a taça. Sem levantar um troféu desde 1996, quando conquistaram o tricampeonato da Eurocopa, os alemães chegam fortíssimos. Com metade da equipe jogando no poderoso Bayern de Munique, e um campeonato local cada vez mais competitivo e repleto de novos talentos, a seleção tricampeã do mundo é uma das mais temidas. Nas eliminatórias, teve o melhor ataque da Europa, com 36 gols. De frágil, apenas a defesa, no avesso do que nos acostumamos a esperar da Alemanha. Num recente episódio da série animada americana Os Simpsons, a equipe de Müller, Özil e Götze venceu a final. Desculpe-nos pelo chavão, mas a vida imitará a arte?
O CRAQUE
Mesut Özil
25 anos • Arsenal (Inglaterra)
Neto de turcos, tornou-se um símbolo da luta contra o preconceito em relação aos imigrantes no país. E vem conquistando os alemães graças à sua visão de jogo acima da média e à precisão de seus passes. A facilidade com que coloca os companheiros na cara do gol impressiona. Nas eliminatórias para 2014, calou os críticos que o acusavam de ter medo de arriscar chutes ao gol: marcou oito vezes.
JOGOS
- ALEMANHA x PORTUGAL16 de junho (seg.) – 13hSalvador
- ALEMANHA x GANA21 de junho (sáb.) – 16hFortaleza
- ESTADOS UNIDOS x ALEMANHA26 de junho (qui.) – 13hRecife
FIQUE DE OLHO
Mario Götze
22 anos • Bayern de Munique (Alemanha)
Apelidado de “Götzinho” (uma fusão de seu nome com o de Ronaldinho) pelos dribles e pelo estilo brasileiro de jogar, enfureceu a torcida do Borussia Dortmund, em que brilhou, ao trocar a equipe pelo todo-poderoso Bayern de Munique.
DESEMPENHO EM COPAS
17 Copas, 98 jogos: 60 vitórias
19 empates
20 derrotas
MELHOR PARTICIPAÇÃO
Campeão (1954, 1974, 1990)
RANKING FIFA
2º lugar
CONTRA O BRASIL EM COPAS
1 jogos: 1 derrota nenhum gol a favor
2 gols contra
TIME-BASE
Esquema tático: 4-2-3-1
TREINADOR
Joachim Löw, 54 anos
Está há oito anos no cargo e foi decisivo na renovação do futebol alemão. O título selaria um trabalho vitorioso.
Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.
Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,