Depois de dois anos de domínio absoluto do Cruzeiro no Brasileirão, voltou-se a discutir a possibilidade de abolição do formato por pontos corridos. Na visão de muitos torcedores, cartolas e até diretores de emissoras, a volta do formato mata-mata seria mais emocionante e atrairia mais público aos estádios e audiência na TV. Nesta segunda-feira, o novo presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., revelou ao canal ESPN Brasil que se reuniu com dirigentes de outros clubes para discutir a hipótese. Segundo ele, o formato atual é “chocho” e precisa ser reformulado.
“Eu tenho exposto a questão dos playoffs e venho tendo receptividade de alguns para resgatá-los. Dá muito mais emoção, audiência e equilíbrio técnico no campeonato. Hoje, um clube dispara, fica ali no seu pedacinho na ponta e acabou tudo. O mata-mata estimula o torcedor e gera mais receita. É uma situação em que temos de nos organizar como clubes e definir interesses em comum”, afirmou o presidente gremista.
Bolzan Jr. afirmou ainda que os colegas parecem dispostos a levar a questão até a CBF. “A resposta tem sido muito mais positiva do que negativa. O pessoal quer um negócio novo. O cenário atual é complicado demais. É briga apenas por vaguinha na Libertadores, na Sul-Americana, para não cair. Não tem nem de longe a mesma emoção do mata-mata.” Recentemente, o presidente da federação baiana, Ednaldo Rodrigues, também apresentou um projeto à CBF que defende o retorno do mata-mata.
Publicidade
Desde 2003, o Brasileirão é disputado por pontos corridos. Das doze edições, seis tiveram os campeões definidos nas últimas rodadas e outros seis tiveram o título resolvido de forma antecipada – incluindo as três conquistas do Cruzeiro (2003, 2013 e 2014). Neste ano, o Grêmio terminou o Brasileiro na sétima colocação. Pelo formato anterior, que previa a classificação das oito melhores equipes à segunda fase depois de turno único, o Grêmio, que nunca venceu a competição por pontos corridos, enfrentaria o segundo colocado São Paulo em uma hipotética fase quartas de final.
1/17 Jogadores do Cruzeiro comemoram a conquista do campeonato após partida entre Cruzeiro e Fluminense, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG) (Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress)
2/17 Jogadores do Cruzeiro comemoram o título do Campeonato Brasileiro 2014 após a vitória por 2 a 1 diante do Fluminense, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), neste domingo. (ALEX DE JESUS/O TEMPO/Protegido: Estadão Conteúdo)
3/17 Torcida do Cruzeiro durante a partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
4/17 A equipe do Cruzeiro chega em carro aberto para última rodada do Campeonato Brasileiro 2014 contra o Fluminense, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
5/17 Jogadores do Cruzeiro comemoram a conquista do campeonato após partida entre Cruzeiro e Fluminense, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG) (Cristiane Mattos/Futura Press/Agência O Globo)
6/17 Partida entre Cruzeiro e Fluminense, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG) (Agência By Press/VEJA.com)
7/17 Jogadores e torcida do Cruzeiro antes da partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Douglas Magno/AFP)
8/17 Troféu que o Bicampeão Cruzeiro recebeu ao término da partida contra o Fluminense, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, neste domingo (7) (Agência By Press/VEJA.com)
9/17 Torcida do Cruzeiro durante a partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
10/17 Torcedores do Cruzeiro fazem a festa no Mineirão para comemorar o tetracampeonato brasileiro (Paulo Fonseca/EFE)
11/17 Torcida do Cruzeiro durante a partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
12/17 Jogadores e torcida do Cruzeiro antes da partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Cristiane Mattos/Futura Press/Folhapress)
13/17 Torcedores do Cruzeiro fazem a festa no Mineirão para comemorar o tetracampeonato brasileiro (Paulo Fonseca/EFE)
14/17 A equipe do Cruzeiro chega em carro aberto para última rodada do Campeonato Brasileiro 2014 contra o Fluminense, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
15/17 Torcedores do Cruzeiro fazem a festa no Mineirão para comemorar o tetracampeonato brasileiro (Paulo Fonseca/EFE)
16/17 Torcida do Cruzeiro durante a partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Agência By Press/VEJA.com)
17/17 Jogadores e torcida do Cruzeiro antes da partida entre Cruzeiro MG e Fluminense RJ válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG), neste domingo (07) (Cristiane Mattos/Futura Press/VEJA)