Goleiro do Atlético pega o Chelsea, dono de seus direitos
Uefa autorizou o belga Courtois a enfrentar a equipe inglesa, que o emprestou aos espanhóis, nas semifinais da Liga dos Campeões. Chelsea quer sua volta
Uma das grandes preocupações da eufórica torcida do Atlético de Madri nesta semana era sobre a presença do goleiro Thibaut Courtois – emprestado pelo Chelsea e um dos grandes destaques do time na temporada – em um hipotético duelo contra o time de Londres nas semifinais da liga. Confirmado o encontro entre Atlético e Chelsea no sorteio da manhã desta sexta, no entanto, o time espanhol pode respirar aliviado: a Uefa liberou a participação de Cortouis contra o time que detém seus direitos federativos. Por meio de um comunicado, a entidade que regula o futebol europeu garantiu que quem define a escalação do jogador é apenas a equipe pela qual o atleta está inscrito. “A integridade da competição esportiva é um princípio fundamental da Uefa. Tanto o regulamento disciplinário da Uefa quanto o da Liga dos Campeões contém disposições claras que proíbem estritamente que qualquer clube exerça ou possa exercer qualquer tipo de influência para que jogadores de outro clube possam ou não participar de uma partida”, diz o comunicado.
Leia também:
Nem Messi, nem Neymar evitam a eliminação do Barça na Liga
Bayern leva susto, mas vence United e se classifica
Nem mesmo o Chelsea – que decidiu emprestar o atleta de 21 anos para lhe dar mais rodagem – se mostrou disposto a recorrer da decisão. “Isso nunca esteve em discussão para nós. É muito simples, ele pode jogar. Aceitamos a declaração da Uefa, pois nunca quebramos nenhuma regra”, assegurou Ron Gourlay, diretor-executivo do time londrino. Com grandes atuações, Thibaut Courtois se transformou em uma das grandes promessas do futebol europeu e será titular da Bélgica na Copa do Mundo no Brasil. O atleta deve retornar ao Chelsea ao final da temporada, mas já admitiu que gostaria de permanecer por mais tempo no time de Madri – na Inglaterra, deve ser reserva do experiente Petr Cech. Revelado no Genk, clube de seu país de origem, Courtois foi comprado pelo Chelsea em 2011 e emprestado ao Atlético no mesmo ano. Por causa de seu excelente desempenho, não é só o Chelsea que pretende contar com ele na temporada que vem: outros clubes europeus pensam em fazer uma proposta para contar com o goleiro depois da Copa.