Fluminense encaminha acerto com Renato Augusto por dois anos
Sem renovar o vínculo com o Corinthians, jogador de 35 anos deve cumprir no Tricolor desejo de trabalhar com Fernando Diniz
O Fluminense encaminhou um acordo para a contratação do meio-campista Renato Augusto, que não teve o contrato renovado com o Corinthians. As partes já alinharam um vínculo válido por duas temporadas, que será assinado após o jogador retornar de férias com a família. Pessoas próximas ao jogador confirmam o acerto verbal à PLACAR.
O camisa 8 tinha vínculo com o Timão somente até 31 de dezembro e vivia enorme indefinição em torno da permanência, principalmente após a vitória nas urnas de Augusto Melo.
À PLACAR de outubro, Renato afirmou que não queria ser um peso no processo de reformulação liderado pelo técnico Mano Menezes. Segundo o estafe dele, o jogador jamais foi procurado para conversar. Especulava-se a possibilidade de um contrato de produtividade para redução do salário de quase R$ 1 milhão mensal.
“Assim: eu não tenho hoje um pensamento. Hoje o meu contrato acaba no final do ano. Se por um acaso a gente fizer dois anos [de renovação] e chegar no final do ano que vem [e não der certo]… pô, eu vou chamar o clube e falar: ‘para para mim já deu, obrigado, e vamos ver uma outra etapa agora’. Eu não quero ser um peso, entendeu? Enquanto eu ainda estiver entrando em campo, e entregando aquilo que o clube quer [vou seguir]”, afirmou o jogador na ocasião.
Perguntado se ainda teria condições físicas para mais uma temporada, ele respondeu seguidamente: “hoje dá, hoje dá, hoje dá”.
Além do Fluminense, o Grêmio surgiu como potencial interessado no jogador. Pesou pela escolha o desejo do experiente atleta de ser dirigido pelo técnico Fernando Diniz, de quem declarou ser fã à PLACAR e cogitou estagiar antes de virar treinador.
“Eu sou um grande fã do Diniz. Eu gosto dele, acho bem interessante a forma como pensa. Já até falei para ele que queria entender como chega a isso, entendeu? Eu sempre tive vontade de trabalhar com Guardiola para poder entender da onde tira os espaços até ele chegar o gol, para entender o processo. [O trabalho] do Diniz eu acho interessante, realmente interessante. É um jogo muito diferente do Guardiola, que é muito posicional, enquanto o dele é livre, de realmente rodar o jogador, mas é um conceito interessante que te faz ficar com a bola”, afirmou na ocasião.
“Gosto muito da ideia dele (Diniz), mas não sei como funciona o dia a dia. Analisando de fora é bem interessante”, acrescentou.
Aos 35 anos, Renato conviveu com seguidas lesões no retorno ao Corinthians – foram só na atual temporada, uma delas no menisco que tirou o atleta de campo por dois meses. Em 2023, somou 45 jogos, com seis gols e 10 assistências. Em termos de números, foi o melhor ano do meia com a camisa do Corinthians.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.