Flamengo quer evitar vexame que só Palmeiras deu em Mundiais
Dentre os clubes sul-americanos, apenas o Verdão terminou fora do pódio neste formato do torneio; relembre disputas pelo 3º lugar
Depois de cair pelo caminho ao enfrentar o Al Hilal, na semifinal do Mundial de Clubes, o Flamengo ainda tem um compromisso no Marrocos. Contra o Al Ahly, do Egito, o Rubro-Negro joga pelo terceiro lugar do torneio, no próximo sábado, 11, às 12h30 (de Brasília). Mais do que a posição, o duelo vale para que o time carioca evite um vexame exclusivo do Palmeiras entre os sul-americanos no atual formato (de 2005 para cá).
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Relembre os sul-americanos que jogaram a disputa de terceiro e quarto lugar:
2010 – Inter 4×2 Seongnam
Depois de se tornar o primeiro brasileiro a cair na semifinal do Mundial de Clubes, ao perder por 2 a 0 para o congolense Mazembe, o Colorado evitou vergonha ainda maior. Contra o Seongnam, da Coreia do Sul, o Inter venceu por 4 a 2.
2013 – Atlético 3×2 Guangzhou
Dias depois de frustrar a torcida alvinegra que foi ao Marrocos, o Galo teve um jogo duro na disputa de terceiro lugar do Mundial. Contra o Guangzhou, da China, o Atlético saiu na frente, sofreu a virada e conquistou a vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Ronaldinho Gaúcho foi expulso depois de marcar um bonito gol de falta na partida.
2016 – Atlético Nacional 2×2 América do México (4×3 nos pênaltis)
Em um time que tinha Miguel Borja, Alejandro Guerra e Orlando Berrío, o Atlético Nacional não emplacou no Mundial. Após perder por 3 a 0 para o japonês Kashima Antlers, os colombianos empataram com o América do México e garantiram o terceiro lugar nos pênaltis.
2018 – River Plate 4×0 Kashima Antlers
O potente River do fim da última década não foi para a final do Mundial, ao cair nos pênaltis contra o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Mas na disputa de terceiro lugar, o time argentino goleou o Kashima Antlers, por 4 a 0.
2020 – Palmeiras 0x0 Al Ahly (2×3 nos pênaltis)
Após perder para o Tigres, do México, na semifinal, o Palmeiras enfrentou o egípcio Al Ahly pelo terceiro lugar. Em um jogo apertado, o Verdão, abalado pela eliminação, perdeu nos pênaltis e protagonizou o maior vexame sul-americano em campanhas de Mundial ao deixar o torneio sem um mísero gol marcado.