Fifa rejeita Manaus como sede do futebol na Rio-2016
Capital do Amazonas havia sido pré-indicada horas antes de entidade que regula o futebol se posicionar. Longa distância seria o principal empecilho
Pouco depois de o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 anunciar a indicação das seis cidades-sede do futebol na Olimpíada, a Fifa entrou em cena e se mostrou contrariada com a inclusão de Manaus. Em comunicado, a entidade informou que “não considera Manaus como uma primeira opção adequada”, pois “a preferência da Fifa tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica”. Cerca de 4.000 quilômetros separam Manaus do Rio de Janeiro.
Leia também:
Rio-2016: Neymar quer medalha de ouro e ver provas de Bolt
Rio-2016: tocha olímpica passará por 250 cidades brasileiras
Etiene Medeiros, focada na Rio-2016: ‘Acredito cada vez mais’
Rio-2016 abre cadastro para a compra de ingressos
Na manhã desta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) indicou seis cidades como prováveis sedes do evento: além da capital fluminense, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Manaus deveriam receber o evento. No entanto, como a escolha depende de um aval da Fifa, é possível que a capital do Amazonas seja excluída.
Apesar de já ter adiantado o seu descontentamento, a Fifa ressaltou que nenhuma decisão está tomada até o momento. As sedes do futebol nas Olimpíadas serão definidas em reunião em Zurique, no dia 16 de março. A entidade também antecipou que aprova a inclusão do Engenhão como uma segunda sede carioca do futebol, junto com o Maracanã. Abaixo, o comunicado da Fifa:
“A Fifa recebe com satisfação a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro, entretanto, não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição. A proposta será agora discutida na próxima sessão do Comitê Organizador da Fifa para os torneios olímpicos de futebol, que acontece na sede da Fifa em Zurique, no dia 16 de março de 2015. A Fifa não está em posição de comentar mais a respeito até que o encontro ocorra.
De um modo geral, a Fifa sempre reiterou que faria sentido usar estádios da Copa do Mundo da Fifa já que toda a infraestrutura já está pronta. Dado que o torneio olímpico de futebol dura apenas duas semanas, a preferência da Fifa tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível.”
(Com Estadão Conteúdo)