Publicidade
Publicidade

Fifa anula jogo das Eliminatórias por manipulação de resultado

Partida entre África do Sul e Senegal, no ano passado, teve pênalti inexistente marcado. Árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey foi banido do futebol

A Fifa anunciou nesta quarta-feira em nota oficial que anulou o jogo realizado entre África do Sul e Senegal no ano passado pelas Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2018, e remarcou a partida para o mês de novembro, em data ainda a ser decidida. O motivo do cancelamento foi a descoberta da manipulação do resultado por parte do árbitro ganês Joseph Lamptey, banido do futebol após a investigação sobre o episódio.

Publicidade

Os sul-africanos venceram o jogo realizado em 12 de novembro de 2016 por 2 a 1, sendo que o primeiro gol teve como origem um pênalti claramente inexistente e que gerou bastante repercussão. Na etapa inicial, Lamptey marcou a infração em um lance em que a bola bateu nas pernas de Kalidou Koulibaly, mas o árbitro considerou que o domínio foi com a mão. Os senegaleses reclamaram bastante da decisão de Lamptey, mas de nada adiantou. Em seguida, Thulani Hlatshwayo converteu a cobrança.

A entidade que comanda o futebol decidiu anular o resultado nesta quarta-feira após a Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima em julgamentos esportivos, decidir manter o banimento de Joseph Lamptey. A Fifa já havia afastado o oficial em março deste ano.

Publicidade

África do Sul e Senegal ocupam as duas últimas posições no grupo D das Eliminatórias da África, mas seguem com chances de classificação para a Copa do Mundo da  Rússia, a duas rodadas do fim da competição. Os senegaleses somam cinco pontos, contra quatro dos sul-africanos. Burkina Faso lidera a chave com seis pontos, em posição que a levaria para o Mundial- apenas o líder da chave com quatro equipes garante vaga na Copa.

Continua após a publicidade

Publicidade