F1: ‘safety car’ virtual ainda não está pronto
Após dois testes, FIA ainda busca melhora para a nova medida de segurança
Após a grave batida de Jules Bianchi, em Suzuka, no Japão, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou a se concentrar em iniciativas para evitar que este tipo de acidente. Uma das opções é o “safety car virtual”: em vez de os pilotos esperarem o carro que entra na pista quando a bandeira amarela é dada, um sinal luminoso e sonoro, vindo do próprio cockpit avisa que um acidente ocorreu e pede que o piloto desacelere.
Leia também:
Críticas não abalam chefão da F1: ‘Só saio em um caixão’
Acidente grave com piloto francês encerra GP do Japão
Graças a ‘vaquinha’ pela internet, Caterham retorna ao grid
Os primeiros testes do safety car virtual, nos EUA e no Brasil, trouxeram bons resultados, mas dificilmente o recurso estará nas primeiras corridas de 2015. “Os testes foram positivos, mas é preciso desenvolver mais”, disse um porta-voz da FIA. O maior problema é a dificuldade dos pilotos em manter baixas rotação e velocidade por todo o tempo requisitado. No Brasil, eles tiveram 200 metros para reduzir e frenar até chegar a 35% da velocidade, que teve de ser mantida por dez segundos.
Testes – A Red Bull anunciou nesta segunda-feira que o espanhol Carlos Sainz Jr, campeão da Fórmula Renault 3.5 nesta temporada, vai se juntar a Daniel Ricciardo no teste final que a F1 promove neste ano, em Abu Dhabi, entre os dias 25 e 26. Filho de Carlos Sainz, astro espanhol de rali, o piloto de 20 anos ganhou sete corridas em sua campanha para se tornar o mais jovem campeão da Fórmula Renault 3.5 e assim naturalmente se credenciou por um lugar no grid da F1 em 2015. O tetracampeão Sebastian Vettel deixa a equipe ao fim desta temporada.
Caterham – Depois de confirmar na última sexta-feira presença no GP de Abu Dhabi, no próximo domingo, a Caterham anunciou que o japonês Kamui Kobayashi será um dos seus pilotos nesta última prova da temporada da F1. O piloto foi titular da equipe em 15 de 16 provas disputadas pela equipe no ano. Em meio a uma grave crise financeira, a Caterham volta ao grid depois de ficar fora dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil. E só estará na pista neste final de semana porque teve sucesso ao promover uma vaquinha on-line para arrecadar fundos. Para o GP, o japonês ainda não tem companheiro de equipe definido – o sueco Marcus Ericsson foi oficializado como piloto da Sauber para 2015.
(Com agência Gazeta Press e Estadão Conteúdo)