Rosberg larga na frente e tentará se aproximar do companheiro Hamilton na classificação, enquanto brasileiro da Williams sonha com histórica 3ª vitória
Mundial de pilotos da F1
1º: L. Hamilton (Mercedes) – 316 pontos
2º: N. Rosberg (Mercedes) – 292 pontos
3ª: D. Riccardo (RBR) – 214 pontos
4º: V. Bottas (Williams) – 155 pontos
5º: S. Vettel (RBR) – 149 pontos
6º: F. Alonso (Ferrari) – 149 pontos
7º: J. Button (Mc.Laren) – 94 pontos
8º: F. Massa (Williams) – 83 pontos
A 43ª edição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 terá como principal atração a disputa cada vez mais acirrada entre os pilotos da Mercedes. Segundo colocado do mundial de pilotos, o alemão Nico Rosberg foi impecável durante todas as atividades no Autódromo de Interlagos até o momento e largará na pole position. Para seguir firme na briga pelo título, ele precisa terminar à frente do inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe e líder do campeonato, que completará a primeira fila largando em segundo. Não existe a possibilidade de o campeonato ser decidido em Interlagos, já que Hamilton pode abrir no máximo 49 pontos de vantagem, com 50 em disputa na última etapa, em Abu Dhabi – a corrida nos Emirados Árabes terá pontuação dobrada. Ainda assim, Rosberg sabe que é fundamental vencer no Brasil para não deixar o rival disparar. Logo atrás da dupla da Mercedes estará o brasileiro Felipe Massa, da Williams, que levantou o público no treino classificatório e renovou suas esperanças de voltar a vencer em casa. Caso consiga surpreender os favoritos, Massa poderá superar Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi e se tornar o único brasileiro a levantar três troféus do GP do Brasil. A corrida terá início às 14h (de Brasília).
Leia também:
F1: Massa celebra nova fase e sonha com tri em Interlagos
F1: Impecável, Rosberg faz a pole. Massa larga em 3º
Massa se empolga com Williams e planeja vitórias em 2015
Equipes detestam Interlagos: ‘A favela da Fórmula 1’
Rosberg fecha dia como o mais rápido em SP. Massa é 6º
Confiante, Nasr não teme a crise na F1: ‘Estou 100% pronto’
Rosberg ficou bastante satisfeito com seu desempenho até o momento. Ele foi o mais rápido em todos os treinos e conseguiu sua 10ª pole em 18 provas da temporada. O piloto alemão, porém, sabe que ainda há muito em jogo nas 71 voltas da corrida. “Só será um trabalho perfeito se der resultado no domingo.” Rosberg relembrou a última corrida, nos Estados Unidos, quando também largou em primeiro, mas foi ultrapassado por Hamilton e se complicou no campeonato. “Entendi o que precisava melhorar em Austin. Não achei meu ritmo na última corrida e compreendi isso, pensei sobre o assunto e por isso estou confiante.” Apesar de ter ficado atrás de Rosberg nos treinso em Interlagos, Hamilton parecia tranquilo. Ao contrário do que aconteceu em outras etapas, o líder do campeonato não quis alimentar a rivalidade com seu companheiro de equipe. “O Nico fez um grande trabalho. Foi bem emocionante e espero que as pessoas tenham gostado”, afirmou o inglês, antes de garantir que não se contentará com um segundo lugar, que lhe manteria com 17 pontos de vantagem. “Vim para vencer. Meu alvo é sempre a vitória.”
Mesmo tendo chegado atrás das Mercedes, Felipe Massa era o piloto mais feliz após o treino. Oitavo colocado do mundial, o brasileiro festejou sua recuperação nas últimas corridas e a possibilidade de sonhar com a vitória. Ele foi cauteloso, mas confessou que pretende retribuir o carinho do público com um bom resultado. “A Mercedes tem um carro fora do normal, mas também é verdade que contamos com um carro muito competitivo. Essa corrida é muito importante para a equipe e para nós, pilotos, em especial porque sou brasileiro”, afirmou o vencedor dos GPs do Brasil de 2006 e 2008. Logo atrás dele virá o outro piloto da Williams, o finlandês Valtteri Bottas. Quarto colocado do Mundial, ele deve voltar a incomodar Massa e brigar por um lugar no pódio. Mas se Mercedes e Williams estão animadas para o GP do Brasil, ocorre justamente o contrário com outras grandes escuderias. Quatro campeões mundiais, os ferraristas Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, Jenson Button, da McLaren, e o atual tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, parecem não ver a hora de a temporada acabar. Sem ter suas situações e equipes definidas para 2015 e sem nenhuma chance de título, eles exibiram caras fechadas durante os últimos três dias. Nos boxes de suas equipes, o clima também é de total desânimo. As ausências da Marussia e da Caterham por problemas financeiros também abalaram o moral da Fórmula 1, que admite estar vivendo um período de crise. Ainda assim, a expectativa do público brasileiro é que Felipe Massa e as Mercedes garantam um bom espetáculo neste domingo. De acordo com as previsões do tempo, pode chover ao longo da corrida.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app