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F1: A chuva, uma parceira constante de Interlagos

Todos que acompanham a Fórmula 1 bem de perto costumam dizer que em Interlagos tudo pode acontecer, principalmente em relação às condições climáticas. Em uma mesma corrida, chuva e sol podem se alternar várias vezes – para piorar a situação para os pilotos (e melhorar para a torcida) – ou ocorrer ao mesmo tempo em […]


Sebastian Vettel durante o treino classificatório no circuito de Interlagos, em São Paulo
Sebastian Vettel durante o treino classificatório no circuito de Interlagos, em São Paulo VEJA

Todos que acompanham a Fórmula 1 bem de perto costumam dizer que em Interlagos tudo pode acontecer, principalmente em relação às condições climáticas. Em uma mesma corrida, chuva e sol podem se alternar várias vezes – para piorar a situação para os pilotos (e melhorar para a torcida) – ou ocorrer ao mesmo tempo em vários pontos circuito -, o que sempre torna o resultado imprevisível.

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Desde o retorno do Grande Prêmio do Brasil ao autódromo paulistano, em 1990, em diversas vezes a chuva foi protagonista da prova. Na manhã desse domingo, o céu estava nublado e a temperatura no autódromo de Interlagos não passa da casa dos 20 graus. Durante a tarde, a previsão era de pancadas de chuva na região.

Se chover, um dos que pode se beneficiar da situação é o brasileiro Felipe Massa, que larga em nono. “No ano passado, eu comecei em quinto, pulei para segundo na primeira curva, mas errei na estratégia e quase levei uma volta. Mas terminei no pódio. Quando está assim, nunca se sabe. Tudo é possível.” Massa, aliás, tem lembranças boas e ruins de domingos de chuva em São Paulo.

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Em 2008, o brasileiro venceu a corrida sob forte chuva, mas ficou com um gosto amargo na boca. Após cruzar a linha de chegada, Massa (que com aquele primeiro lugar se consagrava o campeão da temporada) viu o inglês Lewis Hamilton, então piloto da McLaren, ultrapassar o alemão Timo Glock na última curva de Interlagos e roubar o título daquele ano.

Alguns GPs Brasil disputados debaixo de chuva:

1993 – Ayrton Senna venceu depois que Alain Prost perdeu o controle de sua Williams, um carro muito melhor que a McLaren do brasileiro, e bateu em Christian Fittipaldi, abandonando a disputa

2003 – Giancarlo Fisichella, da Jordan, foi o azarão ao conquistar o troféu em Interlagos. A prova é mais lembrada pelo acidente de Mark Webber e, posteriormente, de Fernando Alonso na reta dos boxes

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2008 – Massa venceu o GP Brasil pela segunda vez na carreira e garantiu, por alguns instantes, o título da temporada. Hamilton ultrapassou Glock na última curva e roubou o caneco do brasileiro

2012 – Depois de rodar logo na primeira volta e avariar sua Red Bull, o alemão Sebastian Vettel conseguiu se recuperar na prova graças à chuva que caiu em Interlagos. Vettel acabou a corrida em sexto, superou Alonso no campeonato de pilotos, e se sagrou tricampeão

Ayrton Senna em 1993

O título de Lewis Hamilton em 2008

https://youtube.com/watch?v=wnqZojnikgg

A prova em 2012

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