Eto’o critica Guardiola: ‘Queria me dar lição de como atacar’
Camaronês relembrou relação com o técnico nos seus tempos de Barcelona
Samuel Eto’o e Pep Guardiola venceram todas as competições possíveis pelo Barcelona na temporada 2008/2009, mas nem por isso o atacante camaronês sente saudades do treinador. Assim como fez o sueco Zlatan Ibrahimovic em diversas ocasiões, Eto’o não poupou críticas ao ex-chefe, que atualmente comanda a máquina de jogar futebol do Bayern de Munique. Em entrevista à TV do Catar BeIn Sports, o jogador do Chelsea revelou que não gostava dos métodos utilizados por Guardiola, o que teria motivado a sua saída do clube catalão.
Leia mais:
Eto’o ironiza boatos sobre idade: ‘Faço gols até com 37 anos’
Ibrahimovic dispara contra o desafeto Guardiola
Além de reprovar a personalidade de Guardiola, Eto’o menosprezou a qualidade do espanhol, que foi capitão do Barcelona na década de 1990. “Ele não teve coragem de me dizer as coisas na cara. Tive de lembrá-lo que ele não foi um grande jogador. Disse-lhe: ‘Sou Samuel Eto’o. Sou eu quem te fará vencer. Já fiz muito pelo clube’ “, revelou o camaronês. Ele ainda contou que estava na lista de dispensas do time em 2008 – ao lado de Deco e Ronaldinho Gaúcho -, e só foi aproveitado pelo treinador após uma grande atuação na pré-temporada. “Guardiola teve o azar de me colocar para jogar 20 minutos contra o Chivas, tempo suficiente para eu marcar três gols.”
No período em que trabalharam juntos, Guardiola mexeu no posicionamento de Eto’o para privilegiar as arrancadas de Lionel Messi. Mesmo com o inegável sucesso da fórmula, o jogador não se convenceu das habilidades táticas do treinador e deixou o Camp Nou na temporada seguinte. Em um discurso muito parecido ao de Ibrahimovic, Eto’o contou que detestava o tom professoral de Guardiola. “Pep queria me dar lições de como atacar, quando ele era um meio-campista. Eu disse a ele: ‘Você não é normal, certo?’ O fato é que Pep nunca respeitou certas coisas no mundo do futebol.”