Enquanto luta-se para diminuir estaduais, FERJ quer aumentar o Carioca
Torneio ganhará nova fase em 2016
Enquanto se discute em todo o Brasil a diminuição dos campeonatos estaduais, ou até a extinção de alguns, a Federação Estadual do Rio de Janeiro parece remar contra a maré.
Em crise com Flamengo e Fluminense, que hoje anuniaram interesse em disputar a Copa Sul-Minas, que volta em 2016, a federação do estado anunciou a possibilidade da criação de uma nova fase no torneio.
A competição continuará tendo 16 clubes, mas ganhará uma quarta fase no torneio. A primeira fase será formada por dois grupos de oito clubes cada, classificando os quatro melhores de cada grupo para a Taça Guanabara, a segunda fase.
Na Taça Guanabara, todos enfrentam todos, em sete rodadas. O primeiro colocado será o campeão da Taça Guanabara, enquanto os quatro primeiros vão para a semifinal do Carioca. Os vendedores da semifinal irão para a decisão. A semifinal ou a final acontecerão em jogo único, para não estourar o limite de datas disponibilizados pela CBF.
Além disso, os oito clubes eliminados na primeira fase jogarão a Taça Rio, em que o primeiro colocado será o campeão e os dois últimos rebaixados. A Taça Rio também acontecerá em turno único de sete rodadas.
O novo regulamento ainda tem que ser aprovado no conselho do torneio.
As informações são dos sites FutRio e da ESPN.