F1: Niki Lauda passa por transplante de pulmão
Tricampeão da Fórmula 1, ex-piloto sofreu acidente nas pistas que prejudicou o funcionamento de seus pulmões
O tricampeão mundial de Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda, está internado em estado grave na UTI de um hospital em Viena. O ex-piloto e atual diretor da Mercedes passou nesta quinta-feira por um transplante de pulmão para tentar se curar de uma forte infecção. Aos 69 anos, ele tem condições respiratórias delicadas desde 1976, quando sobreviveu a um grave acidente no GP da Alemanha.
O hospital onde foi realizado o procedimento divulgou nota afirmando que o transplante foi um sucesso. “Por conta da severa condição pulmonar, Niki teve de ser submetido a um transplante no Hospital Geral de Viena. O trabalho foi completado com sucesso.”
Lauda era presença constante na equipe da Mercedes em todos os Grandes Prêmios, mas se afastou dos compromissos nas duas últimas provas (Alemanha e Hungria). alegando que iria tratar uma forte gripe.
Campeão nas temporadas de 1975, 1977 e 1984, o austríaco teve a carreira marcada pelo grave acidente no GP da Alemanha de 1976. A sua Ferrari pegou fogo e ele passou quase um minuto preso pelas chamas. Internado durante seis semanas, voltou a correr na mesma temporada e perdeu o título por apenas um ponto para o britânico James Hunt. A história daquele campeonato inspirou o filme Rush, de 2013.
Além das plásticas para reconstruir a pele e da condição pulmonar delicada, Lauda também teve outros problemas de saúde nos últimos anos: passou por dois transplantes de rim.