Em Cingapura, Dunga critica campo. David Luiz não treina
‘Tem mais areia do que grama’, reclamou o treinador da seleção brasileira, que pode ser forçado a mexer na zaga para o jogo de terça, às 7h45, contra o Japão
“A gente está aqui para fazer o melhor que puder dentro de campo. Precisamos jogar, não tem jeito. Prejudica muito, mas a gente não pode ficar escolhendo. Faz parte”, disse Neymar sobre as condições do campo
Na véspera da segunda partida da seleção brasileira na Ásia, Dunga reclamou bastante das condições do gramado do Estádio Nacional de Cingapura. Segundo o treinador, o campo que receberá o amistoso entre Brasil e Japão, na terça-feira, está coberto de areia e vai atrapalhar o desempenho da equipe na partida, marcada para as 7h45 (de Brasília). Dunga teme até que os atletas possam sofrer lesões por causa das falhas no gramado. “Os jogadores têm de tomar um certo cuidado. Vamos torcer para que essa grama-areia não abra muitos buracos durante o jogo”, disse o treinador nesta segunda. Além da grama alta demais, o campo do Estádio Nacional tem muita areia e falhas, principalmente no centro. Como o local não é usado apenas para partidas de futebol, há marcações duplas nas laterais e na área do goleiro.
Por causa do gramado, Dunga prevê que a qualidade do jogo será prejudicada. “Tem mais areia do que grama. Tem grama sintética e pouca grama natural, então os jogadores vão ter um pouco de dificuldade para controlar e passar a bola”, afirmou. Antes do treino, o atacante Neymar também havia reclamado do estado do gramado do Estádio Nacional. “A gente está aqui para fazer o melhor que a gente pode dentro de campo. Precisamos jogar, não tem jeito. Prejudica muito, mas a gente não pode ficar escolhendo. Faz parte.” Dunga já havia reclamado do gramado do estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China, onde a seleção enfrentou a Argentina, no sábado. Segundo o treinador, a grama era irregular – em alguns pontos a bola quicava, e em outros, não.
Desfalque – Além das dificuldades com o gramado, a seleção brasileira deverá lidar com um desfalque importante na terça. David Luiz não participou do treino da seleção brasileira nesta segunda e dificilmente terá condições de jogar o amistoso contra os japoneses. O zagueiro deixou a partida contra a Argentina com dores na coxa direita e foi submetido a exames nesta segunda para saber se sofreu algum tipo de lesão. Caso David Luiz não enfrente o Japão, Gil, do Corinthians, deverá formar a dupla de zaga com Miranda. “Ele estava com dores musculares pela manhã e não tinha condições de treinar. Mas ainda temos um pouco mais de tempo para definir com calma se ele poderá jogar”, disse o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar.
Publicidade
O médico aguarda o resultado do exame para saber se David Luiz sofreu uma lesão ou se está apenas com fadiga muscular. O intervalo de apenas 72 horas entre o jogo com a Argentina e a partida diante do Japão, porém, diminui as chances de o zagueiro estar em campo nesta terça-feira. “Ele está com um pouco de desconforto e dor. O tempo de recuperação entre um jogo e outro é muito pequeno”, lamentou Lasmar. No mês passado, contra a Colômbia, David Luiz sofreu uma lesão no tendão patelar do joelho esquerdo e, por isso, não enfrentou a Equador em Nova Jersey. Nos Estados Unidos, o substituto do zagueiro do Paris Saint-Germain foi seu companheiro de clube Marquinhos, cortado dos amistosos na Ásia também por lesão. Para seu lugar foi chamado Juan Jesus, da Inter de Milão.