Eliminatórias: Argentina quer jogar na Bombonera; Peru protesta
Em briga direta por vaga na Rússia, peruanos solicitam à Fifa a proibição da mudança de estádio. Argentina não joga no campo do Boca Juniors há 20 anos
A situação da seleção argentina é tão complicada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018 que a federação local já estuda “apelar” para o famoso Estádio de La Bombonera, conhecido como um dos mais barulhentos e temidos do mundo. O time planeja mandar o jogo decisivo de 5 de outubro, contra o Peru, na casa do Boca Juniors. No entanto, os peruanos, que também brigam por uma vaga na Rússia, prometem fazer de tudo para impedir o plano.
Os argentinos consideram La Bombonera melhor que o Monumental de Núñez, estádio do River Plate e tradicional casa da seleção argentina, para colocar pressão sobre o adversário, rival direto por uma vaga no Mundial. Mas a Federação Peruana de Futebol (FPF) já solicitou à Fifa à proibição da mudança.
Em uma carta enviada à secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, o presidente da FPF, Edwin Oviedo, manifestou sua “profunda preocupação” porque a Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou com menos de um mês de antecedência o desejo de jogar a partida na Bombonera.
“Levando em consideração os poucos dias que faltam para a realização da partida, é complicada uma inspeção que garanta que as instalações cumpram as exigências da Fifa e preservem as integridades dos jogadores e dos milhares de torcedores que viajarão do Peru”, disse a FPF no documento.
Oviedo pede a Samoura que exija que a AFA estabeleça outro estádio de Buenos Aires já inspecionado para a partida. Até o momento, a Argentina jogou suas partidas das Eliminatórias no Monumental de Núñez e nas cidades de Mendoza, Córdoba e San Juan.
A última partida dos argentinos na Bombonera, pelas Eliminatórias, foi em 16 de novembro de 1997, no empate em 1 a 1 com a Colômbia. Ao todo, foram seis jogos no estádio pela competição qualificatória para a Copa, com quatro vitórias e dois empates. Peru e Argentina estão, respectivamente, na quarta e quinta posições das Eliminatórias, empatados com 24 pontos. Em 2012, a seleção brasileira venceu a argentina no local, mas em jogo válido pelo Superclássico das Américas.
Jogos da Argentina em La Bombonera pelas Eliminatórias:
20/10/1957 – Argentina 4 x 0 Chile
24/08/1969 – Argentina 1 x 0 Bolívia
31/08/1969 – Argentina 2 x 2 Peru (resultado tirou a Argentina da Copa e classificou o Peru)
09/09/1973 – Argentina 4 x 0 Bolívia
07/10/1973 – Argentina 3 x 1 Paraguai
16/11/1997 – Argentina 1 x 1 Colômbia
(com EFE)