Doping: Fifa suspende provisoriamente Guerrero por 30 dias
Jogador ficará afastado de forma provisória, até apresentação da contraprova
O atacante Paolo Guerrero foi suspenso preventivamente por 30 dias pela Comissão Disciplinar da Fifa. A decisão foi confirmada em comunicado divulgado pela Federação Peruana de Futebol na tarde desta sexta-feira 3. O jogador do Flamengo foi flagrado no exame antidoping após a partida entre Peru e Argentina, em 5 de outubro, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
“A FPF acata e respeita a decisão da Fifa e espera que logo se esclareçam os fatos e que se resolva definitivamente esse processo”, informou a entidade do país. A CBF já havia confirmado mais cedo que Guerrero havia testado positivo, mas até agora ninguém informou qual foi a substância detectada no teste.
O centroavante tem cinco dias para apresentar a defesa e tem o direito de solicitar uma contraprova. Caso o novo exame dê positivo, Guerrero deve receber uma punição oficial da Fifa. Se a suspensão provisória for mantida, ficará de fora dos duelos da seleção peruana na repescagem mundial, contra a Nova Zelândia nos dias 11, em Wellington, e 15 deste mês, em Lima.
Também não jogará pelo Flamengo nas semifinais da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, e em jogos do Campeonato Brasileiro deste período. O centroavante estava há 14 dias sem jogar pelo clube, desde que defendeu o Peru nas rodadas finais das Eliminatórias Sul-Americanas. O clube alegou que ele se recuperava de um edema na coxa, mas voltou a treinar na manhã desta sexta-feira e seria usado no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo.