De volta, Phelps bate Lochte e leva ouro nos EUA
Maior campeão olímpico superou o rival nos 100 m borboleta no GP de Mesa
O nadador americano Michael Phelps segue deixando boa impressão em seu retorno às piscinas. Depois de cravar o melhor tempo das eliminatórias, o maior medalhista olímpico da história venceu a prova dos 100 metros borboleta no GP de Mesa, no Arizona, nos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira. Ele estava há oito meses sem competir, devido a uma suspensão por ter sido flagrado dirigindo embriagado, em setembro.
Leia também:
Phelps retorna de suspensão com melhor tempo de eliminatória nos EUA
Michael Phelps anuncia noivado com miss Califórnia
Nadador Michael Phelps é detido por dirigir embriagado
Phelps completou a prova em 52s38 – um pouco acima do tempo que fez na mesma competição no ano passado, e bem acima de seus grandes momentos – e terminou à frente de seu eterno rival, Ryan Lochte, que terminou em segundo com tempo de 53s11. O pódio foi completado por Tom Shields, com 53s18.
A competição em Mesa é a primeira de Phelps depois de cumprir uma suspensão de seis meses, imposta pela Confederação Norte-Americana de Natação após ele ser detido pela segunda vez por “dirigir sob efeito de substâncias proibidas não reveladas”. Antes dessa punição, o seu último campeonato havia sido o Pan Pacífico, em agosto de 2014.
“Sou sempre duro comigo mesmo”, disse Phelps, recordista mundial dos 100 metros borboleta com a marca de 49s82, obtido em 2009, no auge do uso dos maiôs tecnológicos, que posteriormente foram proibidos. “Está OK, provavelmente algumas coisas para corrigir. É um bom ponto de partida.” Nesta sexta-feira, Phelps vai competir nos 100 metros costas e nos 400 metros livre. Já no sábado, ele está inscrito para a disputa dos 200 metros medley e dos 100 metros livre em Mesa.
(Com Estadão Conteúdo)