De virada, Brasil enfim vence a França no palco da final da Copa de 98
Em 1998, a seleção brasileira perdeu a final da Copa no Stade de France e nunca tinha conseguido uma vitória na casa dos franceses no subúrbio da capital
A seleção brasileira venceu a França nesta quinta-feira em amistoso no Stade de France, em Paris, por 3 a 1. A seleção manteve a invencibilidade nesta segunda gestão de Dunga, com sete vitórias em sete partidas disputadas, e ainda quebrou um tabu incômodo: a equipe nunca havia conquistado uma vitória contra os franceses no Stade de France, onde disputou e perdeu por 3 a 0 a final da Copa do Mundo de 1998. Os gols foram marcados por Oscar, Neymar e Luiz Gustavo. Varane abriu o placar para os franceses.
Com David Luiz, Marquinhos e Diego Tardelli lesionados, a seleção entrou em campo com Miranda, do Atlético de Madri, na defesa e Firmino, do Hoffenheim, no ataque. O jogo teve elementos que lembraram a decisão da Copa de 1998: além do mesmo estádio, no banco estavam os capitães de seus times naquela partida (Dunga pelo Brasil e Deschamps pela França). Mas após um início de jogo fraco, os brasileiros mostraram segurança e determinação para vencer.
Foi a segunda vitória seguida do Brasil sobre a França – a outra foi em 2013, em Porto Alegre. Mas antes disso a seleção vinha de seis partidas sem vencer o adversário. Agora, o Brasil joga com o Chile, domingo, em Londres, às 11 horas (de Brasília).
O jogo – Os franceses chegaram ao gol brasileiro pela primeira vez aos sete minutos. Após escanteio da esquerda, Varane disputou com Miranda e a sobra ficou com Benzema. Na pequena área, o atacante finalizou de cabeça e Jefferson defendeu. O primeiro ataque brasileiro aconteceu somente aos dez, quando Neymar tocou para Firmino, que demorou para chutar e acertou um zagueiro.
Aos 20, no mesmo gol que Zidane marcou duas vezes de cabeça na final de 1998, Varane participou do lance muito parecido com o primeiro gol naquela decisão. Após escanteio da esquerda, o zagueiro do Real Madrid ganhou na velocidade de Miranda, saltou e cabeceou no canto esquerdo de Jefferson.
Aos 39, Oscar empatou: recebeu pela esquerda e tabelou com Firmino. Mesmo pressionado por Sagna, o meia conseguiu tocar de bico, de esquerda, por baixo de Mandanda. Animado pelo gol, o time brasileiro voltou melhor para o segundo tempo. Logo aos dez minutos, Elias deu bom passe para Willian, que arrancou e rolou para Neymar. O atacante dominou com estilo e chutou forte com o pé esquerdo.
Aos 23 minutos, depois de rápido contra-ataque, Luiz Gustavo marcou. Ele aproveitou escanteio batido da direita por Neymar e cabeceou firme, para o chão, tirando do alcance do goleiro.
Depois do amistoso com o Chile, a seleção vai jogar ainda contra o México, no dia 7 de junho, e Honduras, três dias depois), no Brasil, antes de estrear na Copa América, entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile – o Brasil estreia contra o Peru, no dia 14 de junho, na cidade de Temuco.
(Da redação)