Publicidade
Publicidade

Criticado, Neymar lidera principais estatísticas das Eliminatórias Sul-Americanas

Camisa 10 da seleção brasileira teve sua presença na equipe contestada após tropeço contra a Venezuela, mas acumula bons números na competição

A seleção brasileira vive período de instabilidade no início de ciclo para a Copa do Mundo de 2026. Em seis partidas neste ano, O Brasil acumulou duas derrotas, três vitórias e um empate – a igualdade deu-se no último jogo, contra a Venezuela. O astro Neymar vem sendo alvo de questionamentos, especialmente depois do tropeço em Cuiabá, mas a julgar pelos números, ainda é um dos destaques das Eliminatórias Sul-Americanas.

Publicidade

As críticas se intensificaram nesta semana, especialmente após o atleta se envolver em uma discussão com um torcedor que arremessou um saco de pipocas em sua cabeça, na Arena Pantanal. No empate, Neymar não conseguiu conduzir a seleção à vitória, mas também foi o atleta mais ativo do time: 101 ações, cinco chutes, quatro dribles certos, três passes para finalização e uma assistência, segundo o Sofascore.

O jogador do Al-Hilal domina o ranking da competição em algumas estatísticas importantes: participações diretas (dois gols e três assistências), chutes (4,7 por jogo), dribles certos (4,0 por jogo) e passes para finalização (10). Cabe ressaltar, no entanto, que o Brasil encarou adversários que não costumam brigar pelas primeiras posições da competição (Bolívia, Peru e Venezuela).

Publicidade

Por outro lado, o camisa 10 também ocupa a ponta de desempenhos como grandes chances perdidas (3) e perda da posse de bola (22,0 por jogo). Além disso, também desperdiçou um pênalti, na estreia, durante goleada sobre a Bolívia.

Neymar vai a campo em Montevidéu nesta terça-feira, 17, com apoio de Fernando Diniz, que o exaltou durante coletiva de imprensa. O astro brasileiro também tem a seu favor o retrospecto contra o Uruguai: quatro vitórias e um empate, com direito a três gols e quatro assistências.

Em estatísticas gerais nas Eliminatórias, o camisa 10 também é destaque. Ao todo, são 27 partidas pela “competição”, sendo que a seleção foi a campo 35 vezes desde que ele passou a ser convocado. Com ele em campo, o Brasil venceu 21 vezes e empatou seis. Além da invencibilidade, Neymar também ostenta 16 gols e 19 assistências (média de 1,29 participações por jogo).

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade