Copa Africana de Nações já teve 19 lesões após a primeira fase
Quartas de final do torneio começam neste final de semana
Uma das maiores preocupações dos clubes europeus está na Copa Africana de Nações. A maioria dos jogadores das 16 seleções que disputam o torneio estão jogando nos clubes europeus, que estão no meio da temporada. Mas como é competição oficial, a CAN tira dos clubes jogadores importantes, que muitas vezes se lesionam.
Chamado de “vírus África” por ser comum nestes torneios, as lesões complicam a sequência de muitos jogadores na temporada europeia. Um dos maiores motivos de reclamação é com os gramados ruins.
“O estado do gramado é lamentável. Alertei meus companheiros que tenham cuidado para não se lesionarem, e acabei sendo vítima”, afirmou Asamoah Gyan, última vítima do “Vírus África.
Até o momento, 19 jogadores se lesionaram em 24 partidas disputadas no torneio, que já teve a eliminação de favoritas, como Gabão (país-sede e time de Aubameyang), Argélia e Costa do Marfim.
Alguns tiveram lesões tão sérias que não devem voltar nesta temporada. São os casos de Baba Rahman e Jonathan Zongo. O primeiro, lateral esquerdo de Gana e Schalke 04, lesionou o joelho na primeira partida. Já o segundo joga por Almería e Burkina Faso e tem suspeita de ruptura no ligamento cruzado anterior.
Egito e Argélia, por exemplo, perderam seus goleiros titulares: El Shenawy e M’Bholi. Já Togo, além do titular Agassa, perdeu também o reserva, Tchagouni no jogo seguinte.
Dono da casa, o Gabão perdeu uma de suas estrelas, Lemina, da Juventus, logo no primeiro jogo. Depois ainda sofreu com lesões de Obiang e Tandjigora.
Veja a tabela de quartas de final do torneio (o vencedor jogará a Copa das Confederações no meio do ano)
28/01
Burkina Faso x TunísiaSenegal x Camarões
29/01
RD do Congo x GanaEgito x Marrocos