Com diversas novidades nas regras técnicas para os carros, a categoria espera encerrar a hegemonia de Vettel e recuperar a audiência perdida no ano passado
Depois de quatro anos de domínio absoluto da dupla Sebastian Vettel-Red Bull, a Fórmula 1 decidiu mudar o regulamento para evitar a fuga de audiência e de patrocinadores, estes últimos cada vez mais dispostos a economizar nos investimentos. Para tornar as disputas mais emocionantes, os chefões da categoria optaram por mudanças desportivas e técnicas, que vão desde a troca no sistema de pontuação das corridas (na última corrida da temporada, em Abu Dhabi, pilotos e equipes receberão o dobro de pontos) e de punição dos pilotos com “pontos na carteira” de acordo com infrações que podem resultar em suspensão, até os novos design e motores dos carros. Os testes de pré-temporada mostraram que algumas equipes ainda estão quebrando a cabeça para deixar seus carros velozes e competitivos com as alterações, como a tetracampeã Red Bull, que sofreu nas três sessões de testes. Os mesmos testes que deram muitas esperanças ao brasileiro Felipe Massa, contratado pela Williams, que garantiu bom desempenho do novo carro. O primeiros resultados das mudanças começam a aparecer na noite desta quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), com os primeiros treinos livres para o GP da Austrália, em Melbourne. Para dar mais emoção ainda, há previsão de chuva para o domingo no horário da corrida.
Leia também:
‘Massa está com fome de vitória’, diz diretor da Williams
Petrobras volta à Fórmula 1 com patrocínio na Williams
Fórmula 1 perdeu 50 milhões de espectadores em 2013
Equipe | Pilotos | |
---|---|---|
Red Bull | Sebastian Vettel (Alemanha) | Daniel Ricciardo (Austrália) |
Ferrari | Fernando Alonso (Espanha) | Kimi Raikkonen (Finlândia) |
McLaren | Jenson Button (Grã-Bretanha) | Kevin Magnussen (Dinamarca) |
Lotus | Pastor Maldonado (Venezuela) | Romain Grosjean (França) |
Mercedes | Nico Rosberg (Alemanha) | Lewis Hamilton (Grã-Bretanha) |
Sauber | Esteban Gutiérrez (México) | Adrian Sutil (Alemanha) |
Force India | Nico Hulkenberg (Alemanha) | Sérgio Pérez (México) |
Williams | Felipe Massa (Brasil) | Valtteri Bottas (Finlândia) |
Toro Rosso | Daniil Kvyat (Rússia) | Jean-Eric Vergne (França) |
Caterham | Kamui Kobayashi (Japão) | Marcus Ericsson (Suécia) |
Marussia | Jules Bianchi (França) | Max Chilton (Grâ-Bretanha) |
Data | Local | Autódromo |
---|---|---|
16/03 | Austrália | Melbourne |
30/03 | Malásia | Sepang |
06/04 | Bahrein | Sakhir |
20/04 | China | Xangai |
11/05 | Espanha | Barcelona |
25/05 | Mônaco | Monte Carlo |
08/06 | Canadá | Montreal |
22/06 | Áustria | Red Bull Ring |
06/07 | Inglaterra | Silverstone |
20/07 | Alemanha | Hockenheim |
27/07 | Hungria | Budapest |
24/08 | Bélgica | Spa-Francorchamps |
07/09 | Itália | Monza |
21/09 | Cingapura | Marina Bay |
05/10 | Japão | Suzuka |
12/10 | Rússia | Sochi |
02/11 | Estados Unidos | Austin |
09/11 | Brasil | Interlagos |
23/11 | Abu Dhabi | Yas Marina |