Publicidade
Publicidade

Conheça as oito mudanças para tentar animar a Fórmula 1

Com diversas novidades nas regras técnicas para os carros, a categoria espera encerrar a hegemonia de Vettel e recuperar a audiência perdida no ano passado

Depois de quatro anos de domínio absoluto da dupla Sebastian Vettel-Red Bull, a Fórmula 1 decidiu mudar o regulamento para evitar a fuga de audiência e de patrocinadores, estes últimos cada vez mais dispostos a economizar nos investimentos. Para tornar as disputas mais emocionantes, os chefões da categoria optaram por mudanças desportivas e técnicas, que vão desde a troca no sistema de pontuação das corridas (na última corrida da temporada, em Abu Dhabi, pilotos e equipes receberão o dobro de pontos) e de punição dos pilotos com “pontos na carteira” de acordo com infrações que podem resultar em suspensão, até os novos design e motores dos carros. Os testes de pré-temporada mostraram que algumas equipes ainda estão quebrando a cabeça para deixar seus carros velozes e competitivos com as alterações, como a tetracampeã Red Bull, que sofreu nas três sessões de testes. Os mesmos testes que deram muitas esperanças ao brasileiro Felipe Massa, contratado pela Williams, que garantiu bom desempenho do novo carro. O primeiros resultados das mudanças começam a aparecer na noite desta quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), com os primeiros treinos livres para o GP da Austrália, em Melbourne. Para dar mais emoção ainda, há previsão de chuva para o domingo no horário da corrida.

Publicidade

Leia também:

‘Massa está com fome de vitória’, diz diretor da Williams

Petrobras volta à Fórmula 1 com patrocínio na Williams

​Fórmula 1 perdeu 50 milhões de espectadores em 2013

As equipes e pilotos
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Daniel Ricciardo (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Kimi Raikkonen (Finlândia)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Kevin Magnussen (Dinamarca)
Lotus Pastor Maldonado (Venezuela) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Esteban Gutiérrez (México) Adrian Sutil (Alemanha)
Force India Nico Hulkenberg (Alemanha) Sérgio Pérez (México)
Williams Felipe Massa (Brasil) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniil Kvyat (Rússia) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Kamui Kobayashi (Japão) Marcus Ericsson (Suécia)
Marussia Jules Bianchi (França) Max Chilton (Grâ-Bretanha)
O calendário da temporada
Data Local Autódromo
16/03 Austrália Melbourne
30/03 Malásia Sepang
06/04 Bahrein Sakhir
20/04 China Xangai
11/05 Espanha Barcelona
25/05 Mônaco Monte Carlo
08/06 Canadá Montreal
22/06 Áustria Red Bull Ring
06/07 Inglaterra Silverstone
20/07 Alemanha Hockenheim
27/07 Hungria Budapest
24/08 Bélgica Spa-Francorchamps
07/09 Itália Monza
21/09 Cingapura Marina Bay
05/10 Japão Suzuka
12/10 Rússia Sochi
02/11 Estados Unidos Austin
09/11 Brasil Interlagos
23/11 Abu Dhabi Yas Marina
Continua após a publicidade

Publicidade