Colombiano recebe tradicional prêmio do jornal ‘El País’
Teo Gutiérrez, do River Plate, encerra hegemonia brasileira e é eleito o melhor da América

O atacante colombiano Teófilo Gutiérrez, do River Plate, foi eleito nesta quarta-feira o Rei da América de 2014, tradicional prêmio concedido pelo jornal uruguaio El País ao melhor jogador do continente no ano. Aos 29 anos, Gutiérrez encerrou uma hegemonia brasileira que já durava três edições: Neymar (2011 e 2012) e Ronaldinho Gaúcho (2013) foram os últimos ganhadores.
Leia também:
Revista elege Cristiano Ronaldo o melhor de 2014. Neymar passa longe
Campeão da Copa Sul-Americana pelo River, Teo Gutiérrez recebeu 102 votos de jornalistas consultados pelo El País, e superou o companheiro de clube Carlos Sánchez, que teve 63 votos. O terceiro lugar ficou com o volante chileno do Inter Charles Aránguiz. A seleção sul-americana do ano não contou com nenhum brasileiro: Marcelo Barovero (River Plate); Daniel Bocanegra (Atlético Nacional), Santiago Gentiletti (San Lorenzo) e Leonel Vangioni (River Plate); Carlos Sánchez (River Plate), Charles Aránguiz (Internacional), Néstor Ortigoza (San Lorenzo), Leonardo Pisculichi (River Plate), Edwin Cardona (Atlético Nacional), Ignacio Piatti (San Lorenzo) e Teófilio Gutiérrez (River Plate).
Gutiérrez, que participou da Copa do Mundo no Brasil, se tornou o primeiro colombiano a levantar o troféu desde 1993, quando o folclórico Carlos Valderrama foi premiado pela segunda vez. Até 2014, o último não brasileiro a conquistar o Rei da América foi o argentino D’Alessandro, em 2010, do Internacional.

Treinador – Na eleição de melhor técnico do ano, o prêmio ficou com José Pékerman, argentino que dirige a seleção da Colômbia. Com 84 votos, ele desbancou Alejandro Sabella, vice-campeão mundial com a Argentina em 2014, e o também compatriota Marcelo Gallardo, do River Plate.
O El País também elegeu o Rei da Europa e o prêmio ficou com o português Cristiano Ronaldo. O astro do Real Madrid teve 89 votos e faturou o segundo título consecutivo, superando o goleiro alemão Manuel Neuer por 70 pontos de diferença. O argentino Lionel Messi ficou no terceiro posto.
(Com Gazeta Press)