Chelsea exclui brasileiro de excursão após ofensas aos chineses
Atacante Kenedy, de 21 anos, desagradou autoridades chinesas ao fazer posts debochados nas redes sociais. Pressionado, clube inglês anunciou punição
“P**** China” e “Acorda China, Vacilão”. Estas frases, acompanhadas de vídeos postados pelo brasileiro Kenedy nas redes sociais, desencadearam uma crise diplomática entre o Chelsea e o público da China, onde o clube inglês realizou parte da sua pré-temporada. Diante da péssima repercussão, o Chelsea não apenas realizou um pedido formal de desculpas, como excluiu Kenedy da excursão pela Ásia. O jogador de 21 anos, revelado pelo Fluminense, retornou a Londres nesta terça-feira.
Em sua mensagem, Kenedy colocou a foto de um guarda dormindo e escreveu: “Acorda china, vacilão”. Depois, compartilhou outra mensagem contendo um palavrão e emojis de risada. Os posts foram criticados pelo jornal People’s Daily, porta-voz do governo chinês, que exigiu tolerância zero para o jogador e considerou que “um pouco de cortesia teria evitado que todos vissem um comportamento tão feio”.
O jogador deletou as imagens e pediu desculpas, mas o estrago já estava feito. Ao entrar em campo durante amistoso com o Arsenal no último sábado, Kenedy foi vaiado pelo público presente no Estádio Olímpico de Pequim.
O Chelsea postou uma nota oficial em seu site pedindo desculpas pela atitude do jogador. O clube diz ter experimentado o calor e a amizade dos fãs chineses, pelos quais tem admiração e respeito, e que estava “surpreso e desapontado” com os vídeos do brasileiro. Disse também que as atitudes de Kenedy “não representavam os pensamentos de todos no Chelsea e que o jovem foi repreendido e irá aprender muito com o caso.”
O jogador postou um pedido de desculpas em seu Instagram, afirmando que não tinha a intenção de ofender ninguém, mas que notava que seus comentários foram totalmente inapropriados. Também pediu desculpas ao clube e aos companheiros. Ainda assim, as reações negativas na China sobre o caso motivaram a punição do clube de Londres a Kenedy, para evitar o banimento do clube de próximos eventos em solo chinês.
https://www.instagram.com/p/BW6VuRyhr7t/?taken-by=kenedy&hl=pt-br
(com Estadão Conteúdo)