Presidente americano disse que o esporte é uma “fonte de incrível orgulho nacional” e deve ser gerido de maneira correta
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se pronunciou pela primeira vez sobre o escândalo de corrupção que envolve a Fifa. Em entrevista ao final da cúpula do G7, na Alemanha, nesta segunda-feira, Obama não citou diretamente a entidade investigada pelo FBI, mas exigiu a moralização do futebol.
“Não posso comentar sobre uma questão pendente da Justiça. Posso dizer que, em conversas que tive aqui na Europa, pessoas me disseram que é muito importante que a Fifa esteja apta a operar com integridade e transparência. Conforme as investigações prosseguem, temos de ter em mente que o futebol é um jogo, mas também um negócio de massa e uma fonte de incrível orgulho nacional. As pessoas querem ter certeza que ele é operado com integridade.”
Leia também:
Maradona pega carona em escândalos: ‘Tenho chance de ser vice da Fifa’
Brasil e Suíça fecham acordo, mas Marin seguirá preso em Zurique
Blatter pagou 5 milhões de euros para Irlanda não processar a Fifa
Ex-vice da Fifa tem medo de morrer, mas promete denunciar escândalo
J.Hawilla usou grampos para colaborar com o FBI
Obama ainda citou a crescente popularidade do esporte nos EUA para justificar a investigação. “Os Estados Unidos estão cada vez melhor nas Copas do Mundo e queremos ter certeza de que um esporte tão popular seja conduzido da maneira ideal.” Os EUA realizaram uma operação com a colaboração da Suíça para prender sete pessoas acusadas de corrupção no final de maio – inclusive o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
A Justiça americana acusa os envolvidos de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e crimes fiscais, entre outras ilegalidades. Segundo a imprensa local, os nomes de Joseph Blatter, presidente da Fifa, e do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, estão sendo investigados, apesar de não terem sido citados nos primeiro relatórios divulgados.
(da redação)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app