Briga pelo G4 pega fogo – mas pode até não valer de nada
Resultados da Copa do Brasil e da Sul-Americana podem aumentar ou reduzir o número de vagas do Brasileirão para a Libertadores. Conheça as possibilidades
Classificação atual
1) Cruzeiro: 64 pontos
2) São Paulo: 59 pontos
3) Inter: 56 pontos
4) Fluminense: 54 pontos
5) Atlético-MG: 54 pontos
6) Grêmio: 54 pontos
7) Corinthians: 54 pontos
8) Santos: 46 pontos
9) Atlético-PR: 43 pontos
10) Flamengo: 43 pontos
A 32ª rodada do Brasileirão deixou a disputa pelas primeiras posições ainda mais acirrada. Cruzeiro e São Paulo venceram e seguem na briga pelo título, com os mineiros mantendo uma boa margem na ponta O Inter surpreendeu o Santos e chegou à terceira posição, com 56 pontos. Logo abaixo, quatro grandes clubes se digladiam pela sonhada última vaga no G4: Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Corinthians têm 54 pontos, com vantagem para a equipe carioca nos critérios de desempate. Até o momento, nenhum time brasileiro garantiu vaga na Copa Libertadores de 2015 – nem mesmo o líder Cruzeiro. E há um ingrediente que pode acirrar ainda mais a luta por uma vaga no torneio continental na reta final da competição: os resultados da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana podem transformar o G4 em G5 ou até em G3.
Leia também:
São Paulo bate Criciúma, mas Cruzeiro mantém diferença
Corinthians empata e vê Libertadores mais longe
Palmeiras e Flamengo vencem e se afastam do perigo
O Brasil tem direito a cinco vagas na Libertadores – poderiam ser seis, caso uma equipe do país tivesse conquistado o título em 2014, que ficou com o San Lorenzo, da Argentina. Em condições normais, os três primeiros colocados do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil conquistam vagas diretas à fase de grupos do torneio continental, enquanto o quarto colocado é obrigado a disputar a fase que ficou conhecida como Pré-Libertadores. Cruzeiro e Atlético-MG seguem vivos na Copa do Brasil. Caso uma das equipes mineiras conquiste o título e também termine entre os quatro melhores do Brasileirão, o quinto colocado no campeonato herdaria uma vaga. Flamengo e Santos, as outras equipes sobreviventes da Copa do Brasil, também têm chances matemáticas de chegar ao G4, mas essa possibilidade é bem mais remota, já que o time paulista tem 46 pontos, contra 43 dos cariocas.
Há ainda uma outra possibilidade que amedronta os concorrentes à quarta vaga pelo Brasileirão. Caso o São Paulo conquiste seu segundo título da Copa Sul-Americana, existe a possibilidade de o número de vagas do Brasileirão ser reduzido para três. Para que isso aconteça, o São Paulo teria de ser campeão continental e ficar fora do G4, assim como o campeão da Copa do Brasil. Como a competição internacional se encerra depois do Brasileirão, é possível que o quarto colocado do Brasileirão passe duas semanas aflito, assim como ocorreu com o Botafogo no ano passado. Na ocasião, o clube carioca só confirmou sua classificação à Libertadores depois da derrota da Ponte Preta para o Lanús na final da Sul-Americana. Desde o início do campeonato por pontos corridos, o Brasileirão já terminou com um G5 em quatro oportunidades (quando equipes venceram Libertadores ou Copa do Brasil e também terminaram entre os quatro melhores) e jamais registrou um G3.