Brasileiros pelo mundo: Jonas e Alisson se destacam
Atacante marcou três gols na vitória de 5 a 0 do Benfica, enquanto goleiro fez grandes defesas em triunfo da Roma sobre o líder Napoli
Os brasileiros lembrados por Tite nas últimas convocações da seleção brasileira e aqueles que podem estar na mira do treinador por uma vaga na Copa do Mundo de 2018 tiveram um final de semana produtivo, especialmente nos casos do atacante Jonas e o goleiro Alisson, que foram destaques nas vitórias de Benfica e Roma, respectivamente.
Confira o desempenho dos brasileiros no fim de semana:
Em alta
Alisson – Roma
O goleiro titular da seleção brasileira fez grandes defesas na vitória do time da capital, fora de casa, contra o líder Napoli, por 4 a 2. Ele defendeu 12 dos 14 chutes a gol do clube napolitano na partida.
Jonas – Benfica
O artilheiro do time marcou três gols na vitória de 5 a 0 do time, vice-líder do Campeonato Português, sobre o Marítimo, chegando a 30 no torneio.
Oscar – Shanghai Sipg
O meia marcou três gols e deu duas assistências na vitória de 8 a 0 sobre o Dalian Yifang na estreia do Campeonato Chinês. Hulk, que também esteve no jogo, marcou um gol e deu duas assistências.
Diego Tardelli e Gil – Shandong Luneng
Outro brasileiro que começou bem no Campeonato Chinês foi o atacante Diego Tardelli, que marcou duas vezes em vitória de 3 a 0 sobre o Beijing Guoan. Gil, zagueiro ex-Corinthians, esteve na defesa do clube que estreou no campeonato nacional sem sofrer gols.
Alex Teixeira – Jiangsu Suning
O atacante que esteve perto de acertar com o Corinthians para essa temporada, estreou pelo Campeonato Chinês marcando dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o Guizhou Zhicheng.
Brasileiros do Shakhtar
Todos tiveram destaques na vitória de 3 a 0 sobre o Karpaty, fora de casa. Bernard marcou o primeiro gol do jogo; Alan Patrick, com assistência de Dentinho, fez o segundo; e o lateral esquerdo Ismaily, com assistência de Marlos, fez o terceiro.
Na média
Alex Sandro e Douglas Costa – Juventus
Bem cotados para a próxima convocação de Tite, ambos foram preservados e entraram no segundo tempo. A Juventus venceu o Lazio por 1 a 0 com gol nos últimos minutos, que nasceu em chute bloqueado por Alex Sandro.
Roberto Firmino – Liverpool
O atacante da seleção deu assistência para o segundo gol do Liverpool, na vitória de 2 a 0 sobre o Newcastle. Graças à vitória, a equipe chegou à vice-liderança do Campeonato Inglês.
Filipe Luís – Atlético de Madri
O lateral-esquerdo que briga com Alex Sandro pela vaga de reserva de Marcelo teve atuação regular na derrota por 1 a 0 para o Barcelona. Subiu bem ao ataque e até conseguiu parar Messi em algumas oportunidades (o argentino recebeu um cartão amarelo por dividida com o brasileiro), mas não evitou a derrota do vice-líder no Camp Nou.
Daniel Alves e Thiago Silva – PSG
Sem Neymar, o PSG visitou o Troyes e venceu por 2 a 0. O zagueiro Thiago Silva foi titular durante os 90 minutos, mas não sabe se começará a partida contra o Real Madrid na terça. Já Daniel Alves, poupado para o jogo de meio de semana, começou no banco e entrou apenas no segundo tempo. Mesmo assim, deu assistência para o segundo gol do time, marcado por Nkunku.
Casemiro e Marcelo – Real Madrid
Estiveram em campo na vitória de 3 a 1 sobre o Getafe. O volante jogou os 90 minutos. O lateral, poupado para o jogo contra o PSG no meio da semana, entrou no segundo tempo e deu assistência para o terceiro gol do time, marcado por Cristiano Ronaldo.
Philippe Coutinho – Barcelona
Teve boa movimentação e chutou duas bolas com perigo, mas foi substituído nos minutos finais diante do Atlético de Madri. Foi titular na partida decisiva do Campeonato Espanhol, após ter começado no banco contra o Las Palmas, na última rodada.
Ederson, Gabriel Jesus e Danilo – Manchester City
Após ter defendido um pênalti em vitória contra o Arsenal no final de semana, o goleiro Ederson voltou a terminar uma partida sem sofrer gols, no 1 a 0 diante do Chelsea. Gabriel Jesus, recuperando-se de lesão, e Danilo entraram apenas na segunda etapa e pouco contribuíram.
Fabinho, Jemerson e Jorge – Monaco
Os três jogaram os 90 minutos na vitória de 2 a 1 sobre o Bordeaux.
Giuliano – Fenerbahçe
Um dos favoritos de Tite, Giuliano marcou um dos gols do Fenerbahçe em derrota de 3 a 2 para o Akhisar Belediye, pelo Campeonato Turco.
Em baixa
Paulinho – Barcelona
Foi preterido por André Gomes ao substituir Iniesta, lesionado no primeiro tempo, e entrou apenas nos minutos finais da vitória por 1 a 0 contra o Atlético de Madri.
Willian – Chelsea
O Chelsea fez uma péssima partida contra o Manchester City, prejudicando a atuação do brasileiro. Após sua saída, para a entrada de Olivier Giroud, o time londrino criou algumas chances, mas muito pouco para empatar contra o City, que venceu por 1 a 0.
Renato Augusto – Beijing Guoan
O meia iniciou muito mal no Campeonato Chinês, com derrota de 3 a 0 para o Shandong Luneng.