Bottas vence na volta da Fórmula 1; Hamilton é punido e fica fora do pódio
GP da Áustria começou e terminou com punições ao piloto inglês hexacampeão do mundo, que, na pista, foi o segundo mais rápido
O primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 realizado após a pandemia de coronavírus foi movimentado dentro e fora das pistas. O mais veloz do fim de semana foi o piloto finlandês Valteri Bottas, da Mercedes, que fez a pole no sábado e venceu o GP da Áustria na manhã deste domingo. Apesar de cruzar a linha de chegada na segunda colocação, o hexacampeão inglês Lewis Hamilton foi punido por tirar Alexander Albon, da Red Bull, da pista e perdeu cinco segundos na cronometragem oficial.
Com isso, o atual campeão do mundo perdeu seu lugar no pódio, sendo superado por Charles Leclerc, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren – Hamilton já havia largado em quinto, com defasagem de três posições a sua posição original, por ter ignorado uma bandeira amarela em sua volta rápida no treino de classificação.
Antes do início da corrida, os pilotos fizeram uma manifestação contra o racismo. Enfileirados diante da linha de chegada do Autódromo de Spielberg, a grande maioria do grid repetiu o gesto de Lewis Hamilton e se ajoelhou durante o ato. Mas todos vestiam uma camiseta preta pedindo o fim da discriminação racial.
A próxima prova do principal campeonato mundial de automobilismo acontecerá já no próximo domingo e no mesmo local. Apenas oito etapas do calendário 2020 da Fórmula 1 foram confirmadas – além da dobradinha na Áustria, haverá provas na Hungria, Inglaterra (duas vezes), Espanha, Bélgica e Itália. Ainda não houve posicionamento oficial dos organizadores da modalidade sobre a realização do GP Brasil deste ano.
As provas confirmadas até o momento:
GP da Estíria (Spielberg): 12 de julho
GP da Hungria (Hungaroring): 19 de julho
GP da Inglaterra (Silverstone): 2 de agosto
GP dos 70 Anos (Silverstone): 9 de ago
GP da Espanha (Catalunha): 16 de agosto
GP da Bélgica (Spa): 30 de agosto
GP da Itália (Monza): 6 de setembro