Há exatos 25 anos, em 14 de janeiro de 2000, chegou ao fim a primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa, realizada no Brasil. O Corinthians conquistou o título com um triunfo nos pênaltis após empate em 0 a 0 com o Vasco da Gama, no Maracanã. Que as equipes brasileiras deixaram pelo caminho Real Madrid e Manchester United, com shows de Edílson Capetinha e Edmundo, a maioria dos torcedores já sabe… mas muitos talvez não saibam ou não se lembrem que o torneio apresentou uma série de momentos inusitados.

O Mundial de Clubes de 2000 registrou fatos curiosos, como o passeio dos craques do Manchester United pelas praias e pontos turísticos do Rio, a presença de clubes até então desconhecidos dos brasileiros, como Al-Nassr (atual time de Cristiano Ronaldo) e o Raja Casablanca (que, reza a lenda, vestiu um uniforme “emprestado” pelo Palmeiras), e o início de carreira de figuras que se tornariam bastante conhecidas, como Samuel Eto’o e Ange Postecoglou.

Relembre 7 momentos do Mundial de Clubes de 2000:

Beckham e outros craques na praia

O Manchester United, campeão da Liga dos Campeões e do Mundial Interclubes de 1999 foi uma das atrações do Mundial de Clubes de 2000. Sediado no Rio, o clube inglês enfrentou o Necaxa, do México, na estreia no Maracanã e ficou no empate por 1 a 1. O jogo foi marcado pela expulsão do astro David Beckham ainda no primeiro tempo.

Durante sua folga no torneio, o astro inglês aproveitou para visitar as praias do Rio de Janeiro e também o Cristo Redentor com o elenco. Em sua biografia, Beckam chegou a dizer que a “alma do futebol” reside nas areias de Copacabana.

“Estar no Brasil foi fantástico. Eu lembro de caminhar pela praia de Copacabana sozinho um dia […] “A praia se alongava no que pareciam milhas de distância. Havia traves e refletores por toda a extensão dela. Até onde se podia ver, havia crianças – milhares delas – jogando futebol na areia. Não é à toa que o Brasil é campeão do mundo”, escreveu o camisa 7. “Se o futebol tem uma alma, é ali que ela vive: naquela praia. Nunca vou esquecer daquele dia com os garotos.”