O Banco Central apresentou nesta sexta-feira o segundo conjunto de nove moedas comemorativas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: uma de ouro, quatro de prata e quatro de aço inox. Ao todo, serão lançados 36 exemplares, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, até 2016.
Assim com na coleção anterior, a moeda de ouro terá apenas 5.000 unidades, que pesam 4,4 gramas, têm 16 mm de diâmetro e homenageia o Cristo Redentor e a modalidade do salto com vara. O moeda de ouro, que custará 1.180 reais, terá o valor de face de 10 reais. As moedas de prata, por sua vez, vão ter tiragem de 25.000 unidades, pesando 27 gramas e com 40 mm de diâmetro. Terão ainda o valor de face de cinco reais e vão custar 195 reais – vêm com imagens das paisagens do Rio de Janeiro, conhecidas pela prática de esportes como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. Nos versos, as moedas apresentam aspectos da cultura e da natureza da cidade e do Brasil, como o tucano de bico preto, a flor helicônia, o Museu de Arte Contemporânea e o gênero musical “chorinho”.
Já as moedas de aço inox (o material mais utilizado nas moedas comuns) terão 20 milhões de unidades, que pesam sete gramas e têm 27 mm de diâmetro. Elas custarão e valerão o mesmo preço: 1 real. No segundo lançamento das moedas de aço inox, basquetebol, vela, rúgbi e paracanoagem são as modalidades representadas.
Publicidade
Após o lançamento, as moedas poderão ser adquiridas no site moedas.bb.com.br, por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do BB, débito em conta. As moedas também estarão à venda em algumas agências do Banco do Brasil – onde o pagamento será apenas em dinheiro.