E foi um passeio do campeão japonês
Pela terceiro vez na história um Sul-americano campeão da Libertadores fica de fora da final do Mundial de Clubes. Nesta quarta (14), o Atlético Nacional perdeu para o Kashima Antlers por 3 x 0.
Tudo começou na primeira etapa, com um pênalti marcado pelos árbitros de vídeo, que originou o primeiro gol do Kashima. Shoma cobrou aos 33 e marcou.
Contudo, a pressão era toda do Atlético, que pressionou o tempo todo e perdeu muitas chances. No começo da segunda etapa, o time colombiano seguiu pressionando, mas sem conseguir marcar. O castigo veio aos 38 da segunda etapa. Endo dividiu com o goleiro e sobrou livre, mas de costas para o gol. Com um tapa de calcanhar, marcou o segundo.
O terceiro gol veio dois minutos depois, em um contra-ataque de velocidade. O craque do time, Mu Kanazaki foi ao fundo pela direita e cruzou para a pequena área, onde Yuma chegou sozinho, para finalizar para o fundo do gol.
Com isso, o Atlético Nacional repete as campanhas de Internacional em 2010 e Atlético-MG em 2013, que não chegaram na final. Em 2010, o Inter perdeu a semifinal para o campeão africano, Mazembe, por 2 x 0. O time colorado ficou na terceiro colocação do torneio. Já em 2013, o Galo perdeu para o campeão do país-sede, Marrocos, Raja Casablanca por 3 x 1 na semifinal. O clube também foi terceiro colocado.
O Atlético Nacional já fora vice-campeão do Mundial de Clubes em 1989, quando perdeu a decisão do Intercontinental para o Milan, com derrota por 1 x 0, gol de Evani no penúltimo minuto da prorrogação.