Os atletas da Coreia do Norte presentes na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang se negaram a aceitar os celulares que foram oferecidos a eles, segundo a imprensa local. O COI (Comitê Olímpico Internacional) presenteou com um Galaxy Note 8, da sul-coreana Samsung, patrocinadora dos jogos, os atletas e membros das delegações.
Publicidade
A princípio, os organizadores haviam dito que os esportistas norte-coreanos e do Irã não receberiam o presente em função das sanções da ONU contra seus países. Mas, depois, o COI disse que os atletas em questão iriam receber durante o torneio e que depois pediriam o aparelho de volta, sem dar mais detalhes.
A agência sul-coreana Yonhap afirmou que os norte-coreanos haviam rejeitado os telefones. Um porta-voz do COI não confirmou a informação. As autoridades iranianas, aborrecidas com a decisão ameaçaram na quinta-feira a Samsung com represálias comerciais.
Coincidência, ou não, a ameaça foi seguida de um anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que, ao contrário do que o comitê organizador dos Jogos de Pyeongchang tinha anunciado, todos os atletas que participarem da competição receberão um smartphone.
A Samsung Electronics doou 4.000 exemplares da “edição olímpica” de seu principal modelo para serem distribuídos entre atletas e integrantes do COI.
Quase todas as sanções da ONU contra o Irã estão suspensas graças à resolução 2231 do Conselho de Segurança, adotada em julho de 2015, no contexto da aprovação do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.