As promessas do Campeonato Brasileiro de 2016
Dos 696 jogadores que disputaram a Série A de 2016, 257 (ou 37% deles) têm idade olímpica, até 23 anos idade. Entre eles, selecionamos dez destaques
Sassá, atacante, Botafogo
Uma das revelações do Botafogo, o centroavante de 22 anos foi quem mais marcou gols pelo time no Brasileirão (12) e também um dos principais goleadores do campeonato, apenas dois atrás do artilheiro Fred. E isso tendo sido titular em apenas 12 dos 25 jogos. Apesar de não ter técnica refinada, é oportunista e bom finalizador. Despertou interesse do Corinthians no fim do campeonato.
Dodô, lateral direito, Coritiba
Com apenas um 1,66 metro, o rápido lateral Dodô ganhou seu espaço no Coritiba com apenas 17 anos de idade. Habilidoso, de futebol ofensivo e com bom passe, o jogador aproveitou a saída do veterano Ceará para cavar um lugar na equipe do técnico Carpegiani. E suas boas atuações renderam também convocações para a seleção brasileira sub-20, comandada por Rogério Micale, técnico que conquistou o ouro olímpico.
Revelado pelo Sport, o meia ganhou suas primeiras oportunidades com o técnico Falcão, aos 18 anos, e logo virou titular da equipe. Jogando ao lado do experiente Diego Souza, Everton mostrou grande regularidade no Brasileirão, disputou 35 dos 38 jogos da equipe e encantou também os outros treinadores do Leão durante o ano, como Oswaldo de Oliveira e Daniel Paulista. Ótimo driblador, foi também convocado para a seleção sub-20 no início do ano.
Luiz Araújo, atacante, São Paulo
Atacante que lembra um falso ponta-direita, Luiz Araújo ganhou destaque com o time sub-20 do São Paulo no início do ano, quando foi artilheiro e campeão da Libertadores da categoria. Emprestado ao Novorizontino durante o Paulistão, o rápido e habilidoso jogador de 20 anos voltou ao tricolor no início do Brasileirão e ganhou espaço com Edgardo Bauza e depois com Ricardo Gomes, participando de 21 jogos.
Raphael Veiga, meia, Coritiba
Outra boa revelação do Coxa no Brasileirão, o meia de 21 anos chamou atenção pela boa técnica e por seus fortes chutes. um deles, na vitória contra o Atlético-MG, no Couto Pereira, quando acertou um chutaço de canhota, de fora da área. Contra o Grêmio, na goleada por 4 x 0, também fez um belo gol e teve ótima atuação. Pouco antes do fim do Brasileiro foi vendido para o Palmeiras.
Campeão e artilheiro da Copa São Paulo Júnior, o centroavante Felipe Vizeu foi uma das revelações rubro-negras no Brasileirão. Aos 19 anos, aproveitou a ausência de Guerrero em alguns jogos e deixou sua marca. Disputou 14 jogos, sendo dez como titular, e marcou cinco gols, dois deles na vitória sobre o Atlético-MG por 2 x 0. Jogador de boa estatura (1,84 metro) e bom no joga aéreo, foi também para a seleção sub-20.
No São Paulo desde os 10 anos de idade, o canhoto David Neres ganhou sua primeira chance no profissional da equipe com o técnico Ricardo Gomes, no final de outubro, depois de chamar a atenção do treinador durante os treinos. Rápido, bom fnalizador e muito participativo, Neres marcou um gol na vitória contra a Ponte Preta e outro no clássico contra o Corinthians, sendo convocado pelo técnico Rogério Micale para a seleção sub-20.
Caíque, goleiro, Vitória
Único goleiro com menos de 20 anos entre os 49 que disputaram o Brasileirão, Caíque aproveitou a lesão do titular Fernando Miguel para ganhar suas primeiras oportunidades no Vitória. E não decepcionou. Seguro e mostrando até certa frieza, teve boas atuações nos empates contra Cruzeiro, Fluminense e Atlético-PR no primeiro turno. Em outubro, foi convocado para a seleção brasileira sub-20.
Matheusinho, meia, América-MG
Destaque do América-MG na Copa São Paulo Júnior, o meia Matheusinho, de 18 anos, ganhou oportunidades na campanha do título Mineiro. No Brasileirão, disputou 18 jogos, sendo 12 como titular. Técnico e de bom passe, foi convocado para a seleção sub-20 no fim do ano.
Pedro Henrique, zagueiro, Corinthians
Revelado pelo Corinthians e com breve passagem pelo Bragantino, Pedro Henrique ganhou espaço após a saída de jogadores do elenco campeão brasileiro. Tem apenas 20 anos, boa estatura (1,95 metro) e bom posicionamento. É tido como uma das grandes promessas no clube.
Revista Placar