Artista coloca ídolos do futebol ‘jogando’ com a camisa de times rivais
O designer Marco Aurélio Valentim, de São José dos Campos (SP), fez a série de ilustrações justamente para mexer com os sentimentos dos torcedores
O sueco Zlatan Ibrahimovic teve uma estátua construída em outubro do ano passado, em uma praça próxima ao estádio do Malmö, clube onde o centroavante do Milan foi revelado. A homenagem durou menos de dois meses, pois o jogador se tornou sócio do time rival, o Hammarby, e despertou a ira dos torcedores do Malmö, que vandalizaram o monumento diversas vezes e de diversas maneiras.
Existe um código de ética no futebol que não permite a ida ou relacionamento dos maiores ídolo de um clube para o time rival. Quando isso acontece, o jogador precisa lidar com o ódio de seus antigos torcedores, caso de Ibrahimovic. Mexer com o sentimento do torcedor não é indicado, mas foi a ideia do designer paulista Marco Aurélio Valentim, de São José dos Campos, que elaborou artes de jogadores vestindo a camisa do principal rival, como Pelé usando o uniforme argentino (veja na galeria abaixo).
“Percebi que poderia unir minha profissão com o futebol. Eu, como torcedor, sei que várias situações dentro do futebol (quase todas ou todas) geram muito sentimentos por parte das torcidas e acompanhando alguns portais esportivos eu percebo que sempre fazem alguma brincadeira com times, jogadores e etc… Foi daí que partiu a ideia de tentar, através do meu trabalho, mexer um pouco com o sentimento dos torcedores”, explicou.
Torcedor do São Paulo, o designer de 29 anos contou que não teve problemas para colocar o ídolo Rogério Ceni vestindo a camisa do Palmeiras. “Não tinha como não ter Marcos e Ceni, pois tiveram uma trajetória parecida e jogaram em um único time e sempre foram muito comparados. A intenção foi fazer as pessoas se divertirem através da imaginação, sei que torcedor é muito paixão e coração e que as vezes acaba levando uma brincadeira para um outro lado, porém não é algo real e muitos ali nem jogam mais”.